Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2007 - 09:39

Petrobras amplia para 25% sua participação na Braskem


E consolida maior grupo petroquímico do País.

A Petrobras assinou no dia 30 de novembro, com o Grupo Odebrecht acordo de investimentos que prevê o aporte de ativos petroquímicos da companhia e de sua subsidiária Petroquisa na Braskem, ampliando de 6,8% para 25% a participação da Petrobras no capital total da Braskem, consolidando o maior grupo petroquímico brasileiro.

A operação faz parte da estratégia da Petrobras para a reorganização do setor petroquímico em empresas com capacidade competitiva para enfrentar a concorrência com multinacionais que atuam no mercado de produtos petroquímicos, iniciada com as aquisições da Ipiranga e da Suzano Petroquímica.

Com esta operação, a Petrobras reestrutura seu portfólio de investimentos na petroquímica brasileira, em sintonia com o que estabelece seu Plano Estratégico, tornando-se sócia minoritária relevante na Braskem - empresa controlada pelo Grupo Odebrecht - com maior participação no processo decisório e de gestão.

Os ativos petroquímicos que serão aportados na Braskem são as participações da Petrobras e da Petroquisa nas seguintes empresas: Companhia Petroquímica do Sul (Copesul), Ipiranga Química, Ipiranga Petroquímica e Petroquímica Paulínia. A Braskem passará a ser detentora de 100% do capital votante e total dessas empresas. A Petroquisa terá ainda a opção de aportar na Braskem até 100% do capital votante e total da Petroquímica Triunfo.

Após a conclusão da operação, caso seja concretizado o aporte de 100% da Triunfo, a Petrobras, que hoje detém 8,1% do capital votante e 6,8% do capital total da Braskem, passará a deter 30% do capital votante e 25% do capital total. A integração dos ativos deverá ser concluída em até seis meses, contados da data em que a totalidade dos ativos Ipiranga passarem a ser de titularidade da Petrobras.

O aporte permitirá à Braskem ampliar investimentos e escala de produção, além de dar à empresa melhores condições de desenvolvimento tecnológico e porte global, acelerando seu processo de internacionalização e reforçando sua posição de liderança na petroquímica da América Latina. Proporcionará ainda o fortalecimento da capacidade de geração de caixa e ganhos sinérgicos, melhorando a eficiência operacional da Braskem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira