Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/12/2013 - 07:09

Pacific Rubiales encontra petróleo em dois poços perfurados no bloco de óleo pesado CPE-6

Localizado na Bacia de Llanos Orientales, na Colômbia.

Toronto - A Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE) (BVC: PREC) (Bovespa: PREB) anunciou no dia 24 de dezembro (terça-feira),os resultados positivos dos primeiros testes de produção no poço de exploração CPE-6-1X e no poço de avaliação CPE-6-H2, dois novos poços perfurados em dezembro no Bloco CPE-6, na Bacia de Llanos Orientales, onshore, na Colômbia. A Pacific Rubiales tem uma participação acionária de 50% e é a operadora do bloco. A Talisman (Colômbia) Oil and Gas Ltd., subsidiária totalmente controlada pela Talisman Energy Inc. (TSX: TLM) (NYSE:TLM) detém a participação acionária restante de 50%.

O poço de exploração vertical CPE-6-1X foi perfurado até uma profundidade total de 3.318 pés MD (profundidade medida) no prospecto de Hamaca, visando a unidade basal de areia da Formação Carbonera, uma unidade que apresentou uma coluna de hidrocarboneto significativa em 12 poços estratigráficos, perfurados no bloco pela empresa e sua parceira, desde 2010. A avaliação petrofísica do poço indica um total de 50 pés de net pay (espessura porosa), com uma média de 30% de porosidade em um intervalo bruto de 90 pés. O poço foi revestido por tubos (casing) e completado no intervalo de net pay e testado a uma taxa de fluxo médio de 222 bbl/d de petróleo, a 10,8 graus API, com uma proporção de água de 15%, testada em um período de cinco dias.

O poço de avaliação vertical CPE-6-H2 foi perfurado a uma profundidade total de 3.485 pés MD, visando a unidade basal de areia na Formação Carbonera. O poço se localiza a quatro quilômetros a nordeste do poço CPE-6-1X e também é perfurado no prospecto de Hamaca. A avaliação petrofísica do poço indica um total de 34,5 pés de net pay, com uma média de 29% de porosidade em um intervalo bruto de 80 pés. O poço foi revestido por tubos (casing) e completado no intervalo de net pay e testado a uma taxa de fluxo médio de 213 bbl/d de petróleo, a 10,9 graus API, com uma proporção de água de 12%, testada em um período de três dias.

Os dois poços foram abertos com o uso de uma técnica de vedação com cascalho em buraco aberto. Nenhum estímulo térmico foi necessário e os dois poços responderam bem ao uso de içamento de bomba submersível. O poço CPE-6-1X cumpre o compromisso assumido para a primeira fase de exploração do contrato de exploração e produção (E&P) do bloco CPE-6.

O CEO da empresa, Ronald Pantin, comentou: "Esses resultados são muito bons. Os dois poços excederam a taxa de produção média de um poço vertical no Campo Rubiales e isso fortalece nossa confiança no potencial petrolífero do Bloco CPE-6 e na natureza repetível e redimensionável que os recursos de petróleo pesado exercem na Colômbia. Com base em nossa ampla experiência em operar e desenvolver campos de petróleo pesado nas proximidades de Rubiales e Quifa SW, descobrimos que o fluxo de poços horizontais é, normalmente, de seis a dez vezes maior que a taxa de um poço vertical".

"Estabelecemos, agora, nossos primeiros dois poços produtivos no Bloco CPE-6. A empresa irá avançar para um terceira plataforma no Bloco CPE-6, no início de 2014, e planeja perfurar 16 poços de desenvolvimento e nove poços de exploração e avaliação durante o ano. Estamos no processo de levar equipamento modular de produção para o bloco, para viabilizar a produção precoce esperada. No início de novembro, a empresa recebeu a licença ambiental global para o Bloco CPE-6, o que nos permite perfurar 200 poços (incluindo poços de exploração, avaliação, desenvolvimento e injeção) em 40 agregados de poços (pads) e também construir instalações de superfície para futura expansão do desenvolvimento do campo".

"Nos últimos seis anos, a Pacific Rubiales tem sido a principal exploradora e desenvolvedora de reservas de petróleo pesado e de produção na Colômbia, com seus desenvolvimentos dos campos petrolíferos gigantes de Rubiales e Quifa, e estabelecido uma das maiores propriedades de terras ao longo da tendência dos recursos de petróleo pesado na Colômbia. Com suas participações acionárias de 50% e 100% nos blocos CPE-6 e Rio Ariari, respectivamente, ambos localizados a sudoeste dos campos Rubiales e Quifa SW, ao longo da tendência de recursos de petróleo pesado da Colômbia, a empresa está claramente a caminho de substituir a produção do campo Rubiales até 2016".

No final de 2012, a empresa registrou reservas líquidas certificadas 2P de 44,5 MMbbl, associadas à unidade basal de areia no prospecto de Hamaca, localizado na região centro-norte do Bloco CPE-6, e recursos prospectivos, na melhor estimativa de uma participação adicional bruta, de 137,1 MMbbl para essa unidade. A certificação de 2012 não inclui uma avaliação da areia sobrejacente C-7, onde uma saturação de petróleo potencial adicional foi identificada em registros petrofísicos, em poços perfurados no bloco.

Perfil - A Pacific Rubiales, empresa sediada no Canadá, produtora de gás natural e óleo cru, controla integralmente a Meta Petroleum Corp., que opera os campos de petróleo pesado de Rubiales, Piriri e Quifa na Bacia de Llanos, e também controla integralmente a Pacific Stratus Energy Colombia Corp., que opera o campo de gás natural La Creciente no noroeste da Colômbia. A Pacific Rubiales também adquiriu 100% da Petrominerales Ltd., que é proprietária de ativos de petróleo pesado e leve na Colômbia e de ativos de petróleo e gás no Peru, bem como de 100% da PetroMagdalena Energy Corp., que é proprietária de ativos de petróleo leve na Colômbia, e de 100% da C&C Energia Ltd.,que é proprietária de ativos de petróleo leve na Bacia de Llanos. Além d isso, a empresa tem um portfólio diversificado de ativos além da Colômbia, que inclui ativos de produção de exploração no Peru, Guatemala, Brasil, Guiana e Papua Nova Guiné.| PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira