Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2013 - 05:38

Internacionalização aumenta experiências na Governança

IBGC mantém vínculo com as principais organizações internacionais.

Por recomendar as melhores práticas da Governança Corporativa, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) incentiva a troca de experiências com instituições internacionais para aperfeiçoar o sistema no Brasil. Para isso, investe em uma forte atuação internacional.

“O IBGC já participou de reuniões, comissões e conselhos das principais instituições internacionais e participa de diversas iniciativas globais. Além do intercâmbio de experiências, queremos que o Instituto continue referência em Governança Corporativa e possa contribuir para o melhor desempenho das organizações no Brasil”, afirma Sandra Guerra, presidente do Conselho de Administração do IBGC.

A atuação do Instituto nas organizações tem um peso relevante. Sandra Guerra, presidente do Conselho de Administração do IBGC, faz parte do council do International Integrated Reporting Council (IIRC). Antes de ser eleita ao Conselho do Instituto, em 2012, Sandra participou da conferência do International Corporate Governance Network (ICGN), entidade internacional com sede em Londres e presente em 50 países, do qual Heloisa Bedicks, superintendente-geral do Instituto, é conselheira.

Com a missão de elevar os padrões de Governança Corporativa em todo o mundo, a organização reconheceu o IBGC em “Excelência em Governança Corporativa” durante conferência realizada no Brasil no ano passado. O prêmio reconhece a contribuição para o desenvolvimento das boas práticas.

“O reconhecimento do ICGN é uma oportunidade de aumentar a importância da discussão da Governança Corporativa no País e coloca o Instituto em evidência no mundo”, diz Sandra.

Ainda em âmbito global, o conselheiro de administração do IBGC, Carlos Eduardo Lessa Brandão, integra o Conselho de stakeholders do Global Reporting Initiative (GRI). E, por sua vez, Heloisa integra o Comitê Executivo do Global Network of Director Institutes (GNDI), dos quais também participam representantes do Australian Institute of Company Directors (AICD), The European Confederation of Directors Associations (ecoDa), Institute of Corporate Directors (ICD), Malasyan Alliance of Corporate Directors (MACD), Institute of Directors in New Zeland (IoD NZ)), Institute of Directors in Southern Africa (IoDSA), Institute of Directors (IoD) e National Association of Corporate Directors (NACD)

Além destas iniciativas, o IBGC também tem forte participação no Instituto de Governança Corporativa da América Latina (IGCLA), das quais também integram Instituto Argentino para el Gobierno Corporativo (IAGO), Confederación Colombiana de Cámaras de Comercio (Confecámaras), Instituto de Gobierno Corporativo de Costa Rica (IGC-CR), Centro de Gobierno Corporativo y Desarrollo de Mercados de Chile (CGC&DM), Bolsa de Valores de Quito de Ecuador (BGC), Instituto Ecuatoriano de Gobernanza Corporativa, Centro de Excelencia en Gobierno Corporativo de México (CEGC), Instituto de Gobierno Corporativo de Panamá (IGC-P), Asociación de Empresas Promotoras del Mercado de Capitales de Perú (Procapitales), representantes de El Salvador e Bolívia. Bedicks atuou como presidente da rede e Adriane de Almeida, superintendente de Conhecimento do IBGC, como secretaria. Atualmente, Bedicks integra o Comitê Executivo da organização.

“Nosso foco atual é fomentar a participação de institutos de países da América Latina”, afirma Bedicks.

Perfil - O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas em Governança Corporativa.

O IBGC promove palestras, fóruns de debates e fóruns acadêmicos, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e pesquisas. O Instituto conta, ainda, com o Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais, que permite ao participante adquirir mais conhecimento sobre um conjunto de temas necessários para o seu bom desempenho dentro das organizações. Ao obter essa certificação, o conselheiro passa a integrar o Banco de Conselheiros Certificados do IBGC.

O Instituto tem sede em São Paulo e atua regionalmente por meio de quatro Capítulos: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Atualmente, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações. Ainda no âmbito internacional, o IBGC integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e o grupo Global Network of Director Institutes (GNDI), que congrega institutos de Governança ao redor do mundo.

Desde 1995, o Instituto contribui para o desempenho sustentável e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade. [www.ibgc.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira