Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2013 - 05:38

Carro como benefício tem oportunidade para crescer no Brasil

Pesquisa mundial divulgada no Brasil pela multinacional francesa Arval revela que a maioria das empresas brasileiras não permite o uso do carro corporativo fora do horário de expediente

As políticas de Recursos Humanos das empresas brasileiras não incluem o carro como um benefício aos funcionários. Os dados do Corporate Vehicle Observatory (CVO) de 2013 revelam que 78% das empresas brasileiras com mais de 100 funcionários restringem o uso dos veículos de passeio de suas frotas a situações profissionais. Apenas 10% permitem que o carro seja usado pelo funcionário também fora do horário de trabalho e 12% aceitam o uso no deslocamento até a casa. Nos países da União Européia, em empresas do mesmo porte, o uso misto – profissional e privado – é liberado em 48% dos casos e em 17% o funcionário pode usar o carro como meio de transporte até sua casa.

Nos veículos utilitários das grandes empresas brasileiras o uso apenas profissional chega a 85%, contra 65% na União Européia. “Em utilitários, o alto índice de restrição é mais justificável pela característica do carro, mas os veículos de passeio poderiam integrar com mais frequência o pacote de benefícios nas empresas brasileiras, como já acontece na Europa. Seria um grande diferencial se os RHs se apropriassem de mais esta vantagem para os funcionários”, avalia Cleber Kouyomdjian, diretor comercial da Arval Brasil.

Como consequência do comportamento das empresas em relação à frota, ainda é baixo no Brasil o índice de empresas que oferece a opção de compra do carro pelos funcionários: 35% entre PMEs e 38% nas grandes. “O funcionário valoriza esta possibilidade que acaba se tornando mais um benefício a ser explorado pelo RH como fator de satisfação e retenção”, conclui o executivo.

A satisfação dos funcionários ainda não é a principal preocupação do gestor de frotas brasileiro, mas apresentou crescimento em relação à pesquisa de 2012. Nas empresas com até 100 funcionários, era de 11% em 2012 e passou para 17% em 2013. Nas grandes, pulou de 13% para 22%.

Os resultados de 2013 do estudo realizado pela CSA, companhia especializada em estudos de mercado, são divulgados no Brasil pela multinacional francesa Arval – focada em gestão de frotas empresariais. A pesquisa anual é realizada desde 2002 e tem como objetivo apontar tendências no mercado de frotas e servir como uma ferramenta de análise do mercado pelos gestores de mais de 16 países onde a Arval opera. No Brasil, a pesquisa é feita desde 2010. Os dados são coletados por meio de 4.863 entrevistas de empresas que usam carros corporativos. A metodologia avalia micro e pequenas empresas, com até 100 empregados, e das médias e grandes companhias, acima de 100 funcionários.

Mais sobre a Arval - Fundada em 1989, a Arval, parte do Grupo BNP Paribas, é especializada em terceirização de frotas, oferecendo soluções para empresas aumentarem a produtividade dos colaboradores e terceirizarem os riscos associados ao gerenciamento de frotas. Consultoria e qualidade nos serviços são fundamentais para atender as expectativas dos clientes da Arval, que está presente em 25 países, mais de 4 mil colaboradores e 14 países como parceiros estratégicos. A Arval possui cerca de 700 mil veículos no mundo (dezembro de 2012) e no Brasil, presente desde 2006, possui uma frota de 13 mil veículos com clientes em todo o país como Accenture, AES Eletropaulo, Shell, Grupo Edson Queiroz, entre outros. [www.arvalbrasil.com.br].

Perfil - BNP Paribas é um dos bancos mais sólidos todo o mundo. O Grupo tem presença em mais de 80 países e mais de 200 mil funcionários, incluindo mais de 150 mil na Europa. Ocupa um lugar destacado nas suas três atividades principais: Banco de Varejo, Soluções de Investimento e Corporate & Investment Banking. Na Europa, o Grupo tem quatro mercados nacionais (Bélgica, França, Itália e Luxemburgo) e BNP Paribas Finanças Pessoais é o líder em empréstimos ao consumidor. BNP Paribas está implantando o modelo de varejo integrado através da zona Europa-Mediterrâneo, e possui uma grande rede na parte ocidental dos Estados Unidos. Na área de Corporate & Investment Banking e Soluções, BNP Paribas também possui posições de topo na Europa, uma forte presença nas Américas e sólido crescimento na Ásia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira