Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2013 - 05:44

Pesquisador da Siemens projeta árvores de Natal em aço por meio de impressão 3D

O projeto particular criado na cidade de Berlim está atraindo as atenções por seu conceito inovador e eficiente. Por meio de uma impressora 3D, o pesquisador de tecnologias da Siemens, Olaf Rehme, consegue projetar árvores de Natal utilizando aço especial de alta resistência. As decorações possuem cinco centímetros de altura e economizam tempo para ficarem prontas, pois o processo convencional com pinheiro natural leva até doze anos para ser concretizado. As árvores produzidas pela impressora 3D ficam prontas em apenas um dia.

Além das decorações natalinas, a impressora 3D também está sendo usada para fabricar peças sobressalentes para turbinas da Siemens. Outros projetos com árvores artificiais já foram vistos antes com materiais plásticos, por exemplo. No entanto, o aço especial de alta resistência é inovador e já é visto pela Siemens como grande oportunidade de negócios. Para ajudá-lo neste projeto, ele está usando o site www.grabcad.com, através do qual os entusiastas podem baixar todos os tipos de modelos para suas impressoras 3D.

A impressão 3D existe desde a década de 1980 e originalmente usava apenas plásticos de endurecimento rápido, pulverizando-os camada por camada para formar um objeto tridimensional, perfeito para criar protótipos, como moldes para peças que passariam depois por produção em massa com máquinas convencionais de estampagem ou de moldagem por injeção. Os moldes são projetados por meio da página.

“As coisas evoluíram. Antigamente apenas os modelos e moldes para as peças individuais eram fabricados, agora também criamos as próprias peças. Na Siemens, estamos imprimindo até bicos de queimadores como peças sobressalentes para turbinas a gás”, diz Rehme. Para isso, o material correto é crucial: para as temperaturas superiores a mil graus Celsius que ocorrem em turbinas a gás, peças de plástico seriam totalmente inadequadas, pois derreteriam imediatamente. O pesquisador imprime as decorações com pó de aço estáveis e resistentes ao calor, fundido camada por camada com um laser.

A impressão 3D pode revolucionar o fornecimento de peças sobressalentes. Atualmente, essas peças são produzidas em massa, armazenadas e expedidas individualmente, conforme a necessidade. Uma situação desagradável é aquela em que uma usina elétrica ou uma fábrica tem de ser paralisada até a chegada da peça de reposição necessária. “No futuro, uma rede de impressoras 3D poderá imprimir peças sobressalentes de acordo com um projeto digital. E elas estarão disponíveis exatamente onde são necessárias: perto do cliente”, explica Ursus Krüger, chefe de Rehme.

Além disso, a impressão 3D permite produzir formas que estão além da capacidade de outros métodos de produção. “Dentro das pás de uma turbina, por exemplo, há canais de ventilação delicados, usados para refrigeração. Atualmente, esses canais têm de ser perfurados ou moldados, e é precisamente nesse aspecto que estamos chegando ao nosso limite. Se pudéssemos imprimir uma pá de turbina em uma peça única, isso provavelmente melhoraria o processo de refrigeração”, diz Krüger. Se houvesse uma melhor refrigeração das pás, seriam permitidas temperaturas mais altas na turbina, o que levaria a uma maior eficiência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira