Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/01/2014 - 06:35

Investimentos em Saúde trouxeram empregos e serviços de alta qualidade para o Rio de Janeiro

Entidades e empresas avaliam o ano para o setor como positivo.

O ano de 2013 ficará marcado, em especial, para o Rio de Janeiro. Com a realização de grandes eventos e investimentos de grandes empresas, o aumento nas oportunidades de emprego e a melhora na qualidade de vida dos cariocas ficaram evidentes. Um dos carros-chefes desse cenário foi a saúde, a inauguração de hospitais público e privado, resultado de investimentos de investimentos de mais de R$ 350 milhões, abriram mais de 400 leitos, além da oferta de empregos de todos os níveis.

- Dificilmente encontraremos outros estados no país que esteja recebendo tantos investimentos na área de saúde. Tanto o poder público quanto a iniciativa privada estão empenhados em colocar o Rio como referência em saúde no Brasil, através da construção de hospitais com alta especialização, aquisição de equipamentos de última geração e ampliação da capacidade de atendimento – avalia o presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e da Federação dos Hospitais do Rio (FEHERJ), José Carlos Abrahão.

Abrahão relembra que entre os novos hospitais estão o Instituto Estadual do Cérebro, no Centro do Rio, que se tornou um dos principais hospitais de referência do país em neurocirurgia, e Hospital da Criança, exemplo de uma parceria público-privado, que resultou em uma unidade especializada em transplante de órgãos infantil.

- Com esses investimentos em hospitais especializados, veremos dentro de um curto prazo um crescimento do número de pessoas vindas de outros estados para se operar no Rio. O estado está oferecendo à população serviços de alta complexidade e que agregam muito valor ao setor Fluminense – prevê.

Um exemplo disso é o hospital ortopédico Hospitalys Ortopedia, inaugurado em fevereiro deste ano, o primeiro hospital privado ortopédico trouxe para o Rio um conceito inovador de qualidade, modernidade, ensino, pesquisa e atenção ao paciente. Não completou o ano, mas já mostrou que inaugura um novo padrão de qualidade, chegando a mil cirurgias com índice zero de infecção. Para 2014, as perspectivas para o hospital, que tem parceria com o americano Hospital for SpecialSurgery ,são ainda mais animadoras: a unidade deve iniciar o tratamento com células troncos para casos autorizados pelas autoridades do setor, como alguns tipos de psseudoartrose, continuando a oferecer tratamento de excelência em ortopedia e novas oportunidades de empregos para a população. Em 2014, mais serviços convênios e tecnologia estão previstos.

-Esta cooperação entre o Hospitalys e o HSS é de extrema importância para a ortopedia, e mostra que o segmento no Rio de Janeiro está em alto nível. Isso dá ao paciente um atendimento humanizado e com excelência-, afirmar Max Leventhal, diretor- geral do hospital.

Também neste compasso a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio (ABRH-RJ) registrou em 2013 o maior saldo positivo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Isso significa que a diferença entre admissões e desligamentos resultou em 15.653 novos postos de trabalho, desempenho puxado por três setores: serviços, comércio e construção civil. O que de acordo com o presidente da ABRH-RJ, Paulo Sardinha, de continuar em 2014.

- O Rio receberá no ano que vem, entre outros grandes eventos, a Copa do Mundo 2014. Isso, somado aos investimentos estrangeiros no estado, aquece o mercado de trabalho e gera muitos empregos, formais e informais. Vale dar atenção ainda às áreas de Turismo e Eventos. É um bom momento para se qualificar e se preparar para as inúmeras oportunidades que serão oferecidas - destaca o presidente.

Sardinha observa que como vários setores a saúde também vem sofrendo com a falta de profissionais qualificados. Ele explica que em conversa com gestores de RH de hospitais e clínicas vem ouvindo muitos desabafos sobre a dificuldade que as instituições estão tendo para contratar técnicos de enfermagem, enfermeiros, recepcionistas, entre outras funções.

- No caso dos profissionais de nível técnico e superior, boa parte já é reprovada na prova teórica, onde eles devem comprovar o conhecimento de suas funções – relata Sardinha.

Apesar das dificuldades de mão de obra, o crescimento das classes B e C continuam trazendo oportunidades para as empresas de Saúde. A Amil aproveitou 2013 para aprimorar mais os serviços prestados aos clientes. A empresa, através da Amil Dental, lançou o ‘Contrato transparente’, iniciativa inovadora que desde abril é utilizado no ato da venda, facilitando o entendimento do cliente. A tabela, que destaca de forma simples benefícios que os planos oferecem e procedimentos que não estão cobertos, está passando por ajustes para ficar ainda mais prática. A nova versão terá um formato folder, e poderá ser levada no bolso pelo corretor e clientes.

- O objetivo do Contrato Transparente é que a tabela funcione como um facilitador para quem busca comprar um plano. Consiste na apresentação objetiva de todos os serviços oferecidos, sem o uso de jargões jurídicos. Desta forma, a empresa que já atende às determinações do Código de Defesa do Consumidor com o contrato tradicional, dá um passo além. A nossa entrega é de qualidade e temos preço justo. Não temos nenhum motivo para deixar de explicar as coberturas e exclusões contratuais -, explica o diretor da Amil Dental, Alfieri Casalecchi.

Outro sistema do grupo que passou por melhorias foi a venda online dos planos odontológicos. O sistema que existe há um ano e pode ser utilizado para contratações de pessoas físicas e PME (Pequenas e Médias Empresas) já representa 22% das contratações dos planos odontológicos da Amil Dental para pessoas físicas no estado do Rio de Janeiro. Além de ser desburocratizada, a venda online por meio do site exclusivo (www.planosamildental.com.br) oferece vantagens, como descontos de 15% na anuidade e contratação livre de carência para o pagamento efetuado com cartão de crédito.

Melhorar a qualidade dos serviços também foi uma prioridade para o Centro de Medicina Nuclear da Guanabara (CMNG) que investiu cerca de R$ 26 milhões na renovação do seu parque tecnológico. Foram adquiridos diversos equipamentos, inclusive cinco novas ressonâncias magnéticas. A expectativa é aumentar a capacidade de atendimento até 30%. Além disso, o CMNG ampliou em 20% a sua equipe de Call Center. Foram contratados mais 35 profissionais, e agora o Centro tem à disposição 160 atendentes que auxiliam e agilizam a marcação de exames. O reforço foi ao encontro de uma das principais preocupações dos planos de saúde, o agendamento de procedimentos dentro do prazo estipulado pela ANS.

- Nosso objetivo é oferecer sempre o melhor serviço aos pacientes, por isso fazemos investimentos periódicos, para colocar sempre o que tem de melhor à disposição da população. Somos referência na realização de exames por meio de imagem, o que aumenta a nossa responsabilidade em investir na atualização tecnológica, bem como na contratação de profissionais qualificados – explica o diretor administrativo-financeiro, Vinicius Ricco.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira