Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2007 - 10:10

Encontro discute produção artesanal de cachaça no Rio de Janeiro

A produção de cachaça artesanal no Rio de Janeiro é o tema do encontro Alambique Cultural, no dia 11 de dezembro, a produção de cachaça artesanal no Rio de Janeiro é o tema do encontro Alambique Cultural,que acontece na Cachaçaria Manguque acontece na Cachaçaria Mangue Seco. O debate terá a participação dos produtores João Luiz Coutinho de Faria (Magnífica) e Eduardo Mello (Coqueiro); e de Alexandre Renteria, idealizador do site cachacaonline.com, que oferece cerca de 50 rótulos artesanais das principais regiões do Brasil.

A proposta é discutir o mercado atual do destilado nacional produzido em alambique, as dificuldades, conquistas e desafios para comercializar a bebida dentro e fora do país. Apreciada cada vez mais por um público que busca o sabor através de produtos artesanais e identificados com o Brasil, a cachaça ganha novos apreciadores e a mesa de restaurantes sofisticados.

De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), o país produz por ano cerca de 1,2 bilhões de litros e há, em média, 40 mil produtores, sendo exportada para mais 55 países. Os apreciadores de cachaça também poderão conhecer mais sobre a história, procedimentos de fabricação, certificação, princípios básicos sobre o processo de fermentação, aroma, gostos e suas variações.

O encontro começa às 19h, será seguido de degustação e a entrada é franca. Alambique Cultural é promovido pelo site cachacaonline.com e tem o objetivo de reunir admiradores da aguardente e promover este produto nacional, que movimento um mercado promissor.

Encontro Alambique Cultural, dia 11 de dezembro, às 19 horas, na Cachaçaria Mangue Seco Endereço: Rua do Lavradio, 23, Centro Antigo, Rio de Janeiro (próximo à Praça Tiradentes).Informações: (21) 2429-6329. | www.manguesecocachacaria.com.br

Cachaças artesanais brasileiras podem ser encontradas na web- A boa e velha pinga, apreciada em bares e botecos, conquistou a mesa de restaurantes sofisticados, novos admiradores e pode ser encontrada também na web. A loja virtual www.cachacaonline.com oferece cerca de 50 rótulos artesanais das principais regiões produtoras do Brasil como Paraty, Miguel Pereira e Pedra de Guaratiba (RJ); Salinas, Januário e outras áreas de Minas Gerais, além de Goiás, Bahia e São Paulo.

Entre os destaques da loja virtual estão as cachaças Bento Velho, de Conceição do Mato Dentro (MG), que é orgânica; a baiana Mercedes, envelhecida em Pau Brasil; a mineira Val Verde, de Betim; e a Anísio Santiago com produção limitada entre 5 e 7 mil litros por ano. As cachaças de alambique – que podem ser novas ou envelhecidas – variam entre R$ 8,00 a R$ 230,00

A aguardente nacional é vendida em todo o país e também no exterior. As entregas no Rio de Janeiro podem ser feitas em até 24 horas. No site, o apreciador também pode saber um pouco mais sobre a história da cachaça, a produção, diferenças entre artesanal e industrial e outros aspectos referentes a este patrimômio brasileiro.

A iniciativa do cachaçaonline.com é dos engenheiros Alexandre Renteria e Renato Plotkowski, consumidores interessados no destilado, que pela dificuldade em encontrar a bebida, resolveram investir neste projeto. A proposta é reunir cachaças regionais, proporcionando acesso e facilidade para comprá-las numa seleção que prima pela qualidade e valorização dos pequenos produtores. São relíquias da destilaria nacional disponíveis na internet com segurança, comodidade e praticidade para quem deseja degustar bebidas especiais. | www.cachaçaonline.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira