Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2007 - 10:11

Três consórcios dão garantias e disputarão leilão do Madeira


São Paulo - Três consórcios disputarão a concessão da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO), em 10 de dezembro. A estatal Eletronorte e o grupo de investidores capitaneado pela empresa brasileira Alusa deixaram de entregar as garantias obrigatórias, desistindo do leilão.

As informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira.

Os interessados no maior projeto energético do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com capacidade de 3.150 megawatts, deveriam entregar garantia de 95 milhões de reais ou 1 por cento do investimento estimado de 9,5 bilhões de reais em dinheiro, títulos federais ou certificados bancários.

Os dois interessados que acabaram desistindo do leilão haviam negociado a formação de um só consórcio, mas na última hora não houve acordo. Mesmo assim, a Eletronorte chegou a se inscrever isoladamente, e a Alusa a formar um consórcio, o único sem participação de uma estatal elétrica.

O movimento da Eletronorte ao se inscrever foi uma surpresa, causando inquietação entre os investidores de peso que disputarão o direito de construir e operar a usina na região amazônica. A versão de que a Eletronorte cumpria uma política de governo, com o objetivo de derrubar o preço da energia no leilão, foi contestada pelo Ministério de Minas e Energia.

Apesar das desistências de Alusa e Eltronorte, a expectativa é que a disputa entre os três consórcios restantes seja acirrada. Veja os grupos que permanecem na disputa:

Consórcio Madeira Energia (Mesa): Odebrecht Investimentos em Infra-estrutura Ltda. (17,6%); Construtora Norberto Odebrecht S.A. (1%); Andrade Gutierrez Participações S/A. (12,4%); Cemig Geração e Transmissão S/A (10%); Furnas Centrais Elétricas S/A (39%) e Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP -- formado pelos bancos Banif e Santander) (20%);

Consórcio Energia Sustentável do Brasil (CESB): Suez Energy South América Participações Ltda. (51%); Eletrosul Centrais Elétricas S/A (49%);

Consórcio de Empresas Investimentos de Santo Antonio (CEISA): Camargo Correa Investimentos em Infra-estrutura S/A (0,9%); Companhia Hidro Elétrica do São Francisco -- CHESF (49%); CPFL Energia S/A (25,05%); ENDESA Brasil S/A (25,05%).| Por: Renata de Freitas/Edição de Marcelo Teixeira/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira