Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2014 - 06:40

Sol em excesso também pode prejudica os olhos

Não é só a pele que sofre com o excesso de radiação. Cuidados com o sol durante o verão devem ir além da proteção à pele. A catarata e a degeneração macular, por exemplo, são algumas das doenças oftalmológicas que podem surgir devido aos danos que os raios ultravioletas causam ao longo dos anos.

Olhar diretamente para a luz solar causa queimaduras nas máculas, a região central do olho é responsável pela visão de detalhes. Quem costuma se expor longamente aos raios solares, mesmo de olhos fechados poderá lesá-las, a radiação infravermelha do sol consegue atravessar as pálpebras e é focalizada pelo cristalino sobre a mácula. Infecções e ressecamento não são raros e, em alguns casos, a visão pode ser prejudicada para sempre. Óculos falsos e muito ar-condicionado são vilões

Não são raros os casos de infecções e ressecamento, e alguns danos podem ser irreversíveis a longo prazo. A atenção deve ser redobrada levando em conta que até os óculos escuros e o ar-condicionado podem se tornar vilões se não forem usados corretamente.

A ceratite, inflamação que ocorre na córnea, ameaça especialmente nesta época. A doença é a principal consequência imediata da incidência dos raios solares nos olhos, causando irritação e dor intensa. O tratamento é com medicamentos e colírio. A longo prazo, a exposição ultravioleta causa danos mais sérios, como o agravamento da degeneração macular, que se manifesta a partir dos 60 anos e pode levar à cegueira.

“Os efeitos são cumulativos. O sol danifica proteínas do cristalino aos poucos e é responsável por danos irreversíveis”, disse o oftalmologista Alexandre Pereira, da Suporte Diagnóstico em Oftalmologia no Rio de Janeiro.

Para evitar a degradação da visão, é preciso tomar cuidados básicos, como usar óculos escuros com proteção UVA e UVB. Não adianta, no entanto, procurar óculos de sol ‘piratas’. A médica alerta que eles não garantem qualquer tipo de proteção. Pior que isso: a tinta utilizada nas lentes pode aumentar os danos que a radiação causa nos olhos, tornando os usuários vulneráveis a desenvolver catarata e até cegueira.

O perigo surge mesmo em ambientes fechados: ar-condicionado em excesso pode ressecar os olhos, problema que também ocorre em altas temperaturas. “Colírios lubrificantes são opção para reduzir o problema, mas só com orientação médica”, avisa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira