Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2014 - 07:23

Vendas do comércio gaúcho aumentarão entre 7% e 8,5% em 2014


FCDL-RS prevê que o PIB também terá alta no próximo ano.

O ano de 2014 será de crescimento para o comércio. Uma análise de diversos fatores leva a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS a estimar um aumento de 7% a 8,5% no consumo e alta de 5,5% a 7% no PIB. Entre os motivos para o otimismo do setor estão a perspectiva de uma boa safra agrícola e a situação cambial favorável para a exportação. Além disso, o desemprego deve continuar com patamares reduzidos, aumentando a renda do trabalhador. A desvalorização do Real aumenta a competitividade da exportação estadual, o que gera oportunidades, especialmente, para as indústrias calçadista e moveleira. A alta dos preços de produtos importados também é favorável, pois melhora o consumo da produção interna de alimentos, bebidas e vestuário. Além desses fatores, é impossível não considerar os benefícios que Copa do Mundo vai trazer para o comércio.

- O fato de Porto Alegre sediar um jogo da Argentina vai fazer com que o Rio Grande do Sul receba um fluxo inédito de turistas. O desafio será manter a visibilidade gaúcha para o mundo no futuro - destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Apesar das boas previsões para 2014, alguns pontos podem gerar problemas para o comércio. A substituição tributária e ICMS de fronteira interestadual são impasses ainda não resolvidos e que podem prejudicar o desempenho dos pequenos estabelecimentos comerciais optantes pelo Simples.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e defendendo os interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica focada em tornar o setor referência mundial até o ano de 2017. Gestora Estadual do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas vendas a prazo no varejo. | Júlia Merker.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira