Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2014 - 08:31

Médicos renomados atendem em hospitais da rede estadual do Rio de Janeiro


Secretaria de Saúde conta com 'tropa de elite' reconhecida internacionalmente para atender à população fluminense.

A paixão pela medicina e por salvar vidas não são os únicos elos entre Francisco Nicanor, Marcio Cunha, Eduardo Faveret, João Recalde, Paulo Niemeyer, Cid Pitombo e Bruno Costa. Reconhecidos internacionalmente, esses médicos têm outra paixão em comum: escolheram desenvolver suas carreiras em hospitais públicos. Eles fazem parte do grupo de profissionais que está sendo chamado de “tropa de elite” da rede estadual de saúde.

Paulo Niemeyer Filho - Filho de um dos maiores neurocirurgiões do país, Paulo Niemeyer Filho integra o time especialistas que colocam sua experiência e conhecimento em prol da rede pública estadual. Além de dirigir o Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia do Rio, comanda o setor de Neurocirurgia do Instituto Estadual do Cérebro, operando seus pacientes em um ambiente altamente tecnológico.

“A recompensa é a concretização de um desejo de muitos profissionais da área de neurocirurgia: a possibilidade de termos um lugar onde podemos atuar juntos, transmitindo conhecimento, produzindo trabalhos científicos e nos tornando um grupo de referência. Temos um aparelho de ressonância magnética dentro do centro cirúrgico. Isso é inédito”,disse Niemeyer.

João Recalde - Especializado em cirurgia de mão e microcirurgia técnica na França, o cirurgião João Recalde criou, há três anos, um projeto dedicado ao reimplante no Hospital Adão Pereira Nunes, na Baixada. Entre mais de 100 pacientes reimplantados, o caso que mais o marcou foi o do menino Lucas de Oliveira. Atropelado na porta da casa do avô, ele teve a perna direita esmagada.

“As chances de sucesso do reimplante eram de apenas 30%, mas Lucas recuperou quase todo o movimento do membro. Ver o paciente retomando sua vida, não tem nada que pague. O médico é um idealista e tem o propósito de fazer o bem à população de baixa renda. Por isso, sempre desejei que o reimplante fosse oferecido pelo serviço público, pois é onde está a grande maioria dos casos”, explicou Recalde.

Cid Pitombo - Outro profissional de renome que dá expediente na rede estadual é o cirurgião Cid Pitombo. Especializado em laparoscópica nos Estados Unidos, passou por grandes centros de cirurgia bariátrica norte-americanos antes de atender no Hospital Carlos Chagas. Em pouco mais de um ano, já operou cerca de 300 obesos, todos com sucesso.

“O segredo é uma boa avaliação no pré-operatório e a estrutura que o hospital oferece para o serviço: UTI e duas enfermarias exclusivas, equipamentos de cirurgia por videolaparoscopia de última geração e tomógrafo capaz de sustentar até 320 kg e arco de abertura maior do que a maioria”, afirmou Pitombo.

Francisco Nicanor - Com especialização em pediatria no Canadá, Nicanor, de 53 anos, já trabalhou em duas unidades de referência no exterior e passou por clínicas particulares no Brasil. Mas é à frente da Cirurgia Pediátrica Geral e Neonatal do Hospital da Criança que o médico se sente realizado.

“ Há um mês, depois de 29 anos de carreira, atendi um caso emblemático de reconstrução da genitália de um menino. Uma cirurgia inédita no sistema público. Oferecer atendimento de qualidade para a população mais carente não tem preço”,afirmou Nicanor.

Márcio Cunha - Chefe da Cirurgia Ortopédica do mesmo centro infantil, Márcio Cunha já dedicou 37 dos seus 60 anos à medicina. Com experiência profissional no Reino Unido e nos Estados Unidos, o cirurgião ortopédico pediátrico aceitou o novo desafio pouco tempo depois de sua aposentadoria.

“Sempre quis participar de um atendimento de excelência no serviço público e ver que estamos fazendo isso acontecer me dá orgulho. Já cheguei a ser abordado por pais perguntando se teriam que pagar. O hospital é tão organizado que acham que é particular”, disse.

Eduardo Faveret - Antes de realizar seu sonho – construir um centro de referência no tratamento de epilepsia no Rio – o neurologista pediatra trabalhou no Hospital Clementino Fraga Filho e passou por uma especialização na Alemanha. De volta ao Brasil, realizou seu desejo: hoje comanda a coordenação do Centro de Epilepsia do Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer.

“ Sempre recebi muito carinho de todos os meus pacientes”, disse Faverest.

Bruno Costa -Especializado no atendimento de queimados e em cirurgia craniofacial, o cirurgião plástico se ofereceu para implantar o serviço de atendimento a queimados no Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo. Conquistou seu espaço, contratou a equipe e adquiriu equipamentos com tecnologia de ponta para a realização de enxertos.

“A carência de leitos para esses pacientes me motivou a implantar o serviço no hospital”, explicou Costa.| Fabiana Paiva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira