Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2014 - 08:36

TRUMPF recebe prêmio do governo alemão por pesquisa com laser

Líder na fabricação de laser industrial ganha o prestigiado Prêmio Alemão do Futuro juntamente com os parceiros Bosch e Universidade de Jena pela pesquisa de lasers de pulsos ultracurtos.

O Prêmio Alemão do Futuro - o "Oscar" entre os prêmios de inovação da Alemanha - foi conquistado por uma equipe de especialistas da TRUMPF, Bosch e da Universidade de Jena. O presidente alemão, Joachim Gauck, entregou pessoalmente o prêmio de 2013 aos doutores Dirk Sutter (TRUMPF), Jens König (Bosch) e ao professor Stefan Nolte (Universidade de Jena), em uma cerimônia oficial em Berlim.

Os três pesquisadores transformaram olaser de pulsos ultracurtos em uma nova ferramenta para a produção industrial em escala. Esta tecnologia premiada é inovadora por suas propriedades surpreendentes e possibilidades praticamente ilimitadas. O laser de pulsos ultracurtos, que emite até 24.000 pulsos de energia incrivelmente alta, processa quase todo tipo de material com cuidado, de forma precisa e com alta produtividade. Ele perfura buracos ultrafinos no metal, corta stents médicos a partir de minúsculos tubos de polímeros, bem como telas sensíveis ao toque inquebráveis ??para displays de smartphones. Além disso, ele estrutura as superfícies das células solares de película fina, e também pode cortar folhas de plástico ultrafinas, componentes cerâmicos frágeis e até mesmo diamantes.

"Com o laser de pulsos ultracurtos abrimos uma porta para uma nova realidade - e nós não saberemos precisar o seu tamanho exato ou detalhes sobre isso por um tempo muito longo," diz o Dr. Peter Leibinger, vice-presidente do Grupo TRUMPF e presidente da Divisão de Tecnologia Eletrônica e Laser. "É por isso que microprocessamento, usando lasers como estes, é uma tecnologia de produção do futuro. Consideramos a atribuição do Prêmio Alemão do Futuro um reflexo da relevância industrial e política de nossas inovações conjuntas, por isso que estamos muito orgulhosos de recebê-lo”, acrescentou Leibinger.

O presidente alemão deu o prêmio ao laser de pulsos ultracurtos em uma fase decisiva. Esta tecnologia já comprovou sua aptidão para a para linhas integradas de produção. Eestá entrando em setores cada vez mais novos de produção seriada, substituindo os métodos convencionais, tais como a perfuração mecânica, erosão ou ataque químico. Produtos totalmente novos, que eram impossíveis de fazeraté agora, já podem ser fabricados usando o laser de pulsos ultracurtos.

"Acredito que os números de produção continuarão a subir muito no futuro, uma vez que esta tecnologia oferece grandes vantagens para inúmeros campos de aplicação", diz o premiado Dr. Dirk Sutter, responsável pela pesquisa de laser ultracurto em desenvolvimento na TRUMPF, em Schramberg. A característica especial do processo é que não há transferência de calor para o material e nenhuma sobra de resíduo. Isto ocorre porque o pulso ultracurto só aquece o material localmente, e tão intensamente que ele é ejetado e vaporizado antes que o calor possa ser transferido. Isso permite que apenas alguns micrômetros de diâmetro sejam vaporizados ou retirados - com nenhum resíduo derretido, nenhuma zona de influência de calor e, consequentemente, nenhuma necessidade de retoque.

A próxima geração de lasers de pulsos ultracurtos já está sendo produzido na TRUMPF. Os lasers de femtossegundos, que possuem pulsos ainda mais curtos, levaram os benefícios desta tecnologia para estruturas ainda menores, ampliando ainda mais seu leque de possibilidades. O potencial da tecnologia, portanto, está apenas começando a ser descoberto.

Cooperação-Kooperation1O laser de pulsos ultracurtos é um exemplo clássico do modelo de pesquisa alemão, segundo o qual as universidades realizam pesquisa básica, as empresas desenvolvem os resultados de acordo com as exigências do mercado, e o valor da conquista permanece na Alemanha.

Bicicleta-Fahrrad1Estruturas muito mais finas que um cabelo humano podem ser cortadas com facilidade e precisão com o laser de pulsos ultracurtos - independentemente da sua matéria constitutiva.

Vencedores: Deutscher_Zukunftspreis_das_Gewinnerteam1Dr. Jens König, Prof. Stefan Nolte e Dr. Dirk Sutter(a partir da esquerda) desenvolveram o laser de pulsos ultracurtos, transformando a pesquisa básica em uma nova ferramenta para a produção industrial em massa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira