Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2014 - 08:57

Primeira operação de COE é registrada na Cetip

Inédito no Brasil, certificado foi estruturado pelo Itaú BBA e emitido pelo Itaú Unibanco.

São Paulo - A Cetip, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina, registrou, nesta segunda-feira, a primeira operação de Certificado de Operações Estruturadas (COE) no Brasil. A operação foi estruturada pelo Itaú BBA e emitida pelo Itaú Unibanco. O COE é um instrumento de captação bancária inovador e flexível, largamente utilizado no exterior, mas até então inédito aqui no Brasil.

"Até hoje o investidor brasileiro precisava fazer duas ou três operações para replicar esta modalidade de investimento. O COE combina instrumentos de renda fixa e variável de forma única, facilitando a avaliação pelo investidor e sua execução pelo emissor. Naturalmente isto deve se traduzir em mais opções para os investidores", diz Felipe Soárez, chefe da área de estruturação e produtos derivativos do Itaú BBA. "Avaliamos que este mercado crescerá e se consolidará em pouco tempo no Brasil, considerando os volumes que atinge em outros países."

Fábio Zenaro, gerente-executivo de Produtos e Negócios da Cetip, explica que o fato do COE estar registrado na Cetip trará mais segurança e transparência ao investimento. "Além disso, os investidores que são de instituições credenciadas no Cetip | Certifica podem contar ainda com a segurança adicional desse selo", explica.

O chefe de Investimentos do Itaú Private Bank, Charles Nogueira Ferraz, também lembra que o Itaú Unibanco trabalha com estratégias similares para seus clientes há mais de 4 anos. A criação do COE permitirá ao banco incrementar a sua oferta atendendo rapidamente às demandas dos clientes com maior flexibilidade. Ele avalia que o produto será benéfico e bem-aceito para os diversos atores do sistema financeiro. "O foco da inovação deve estar atrelado à necessidade do cliente. Portanto a questão do "suitability" é muito importante, estando inclusive incorporada na regulamentação do produto", explica Ferraz.

A Cetip se preparou previamente para estar apta a registrar o instrumento a partir de hoje (06/01/2014), data estabelecida pelo CMN para o início dessas operações. A companhia contribui para que as instituições financeiras ofereçam COEs com segurança, agilidade, eficiência e padronização. Faz o registro, o depósito e a liquidação do instrumento. E permite várias opções de escolha de ativos além de diversas figuras, com um amplo leque de cenários de retorno do valor investido.

A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país.

Mais de 15 mil instituições utilizam os serviços da Cetip. Entre elas, fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia como processamento de TEDs e liquidação de DOCs, além de registro de CDBs e títulos de Renda Fixa, e serviço de entrega eletrônica das informações necessárias para o registro de contratos e anotações dos gravames pelos órgãos de trânsito.

O Itaú BBA é o banco de Atacado, Investimentos e a Tesouraria do grupo Itaú Unibanco, o maior conglomerado financeiro do Brasil e um dos maiores do mundo por valor de mercado. Sua carteira é composta por empresas com faturamento anual acima de US$ 100 milhões, servindo globalmente ao redor de 3.100 das maiores companhias da América Latina, bem como cerca de 700 investidores institucionais. O portfólio de serviços do Itaú BBA conta com investimentos em ativos, assessorias em fusões e aquisições, oferta de ações, securitização, derivativos, operações estruturadas, cash management, financiamentos e garantias, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira