Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2014 - 09:09

BNDES realiza audiência pública para construção de edifício anexo

Obra contribuirá para a revitalização do Centro do Rio de Janeiro. Anteprojeto arquitetônico será selecionado em concurso nacional.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoverá audiência pública no próximo dia 27 de janeiro (segunda-feira), sobre o plano de construção do seu prédio anexo, no Centro do Rio de Janeiro. O edital de convocação foi publicado no dia 06 de janeiro (segunda-feira). A participação será aberta a qualquer interessado, que poderá fazer sugestões.

De acordo com o comunicado do BNDES, o anexo será construído na Avenida República do Paraguai, em área contígua ao Edifício de Serviços Juvenal Osório Gomes (Edserj, sede do BNDES), para suprir necessidades de alocação de pessoal do Banco. A edificação ocupará parte de dois terrenos: um de propriedade do BNDES e outro pertencente à Fraternidade Franciscana.

O anteprojeto arquitetônico do anexo será selecionado em um concurso nacional, cujo lançamento deve ocorrer após a audiência pública, da qual participarão representantes do Banco, da Fraternidade Franciscana e de órgãos públicos e organizações sociais convidadas. Entre os temas a serem apresentados à comunidade, estão: a viabilidade do projeto, suas vantagens e o impacto urbanístico positivo da obra.

Atualmente, os empregados e prestadores de serviços do BNDES lotados no Rio de Janeiro dividem-se em dois prédios: o Edserj, que é próprio, e instalações alugadas no Ventura Corporate Towers, a cerca de 200 metros de distância.

Vantagens – “Além de permitir a reintegração da equipe do Banco em um mesmo conjunto arquitetônico, a obra trará também benefícios à sociedade, apoiando a revitalização do Centro do Rio e o aproveitamento de vazios urbanos. A melhoria de serviços e mobiliário urbano da região é um passo importante para a continuidade do ciclo de recuperação da cidade. O certame para a seleção do projeto arquitetônico, a exemplo do que ocorreu na construção do Edserj, contribuirá para a promoção da arquitetura de qualidade. A obra estará em conformidade com a legislação e as normas técnicas em vigor, garantindo a sustentabilidade ambiental, integração ao entorno e preservação do patrimônio histórico. O novo prédio respeitará o gabarito de 42 metros acima do nível do mar, portanto não ultrapassará a cimeira da Igreja de São Francisco da Penitência, no Morro de Santo Antônio”, esclarece o Banco.

O projeto contemplará a abertura do Caminho de São Francisco, ligando a Avenida Paraguai ao conjunto arquitetônico do Convento de Santo Antônio. Para a comunidade, outro ganho é a melhoria do acesso público à biblioteca do BNDES.

“A redução do consumo de energia e recursos hídricos estará presente desde a fase de construção. O projeto terá de cumprir as exigências do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica para Edificações (Procel), subprograma para Eficiência Energética nas Edificações (Procel Edifica), e estar apto a obter a certificação ambiental em um dos três processos mais conhecidos (Aqua, Breeam ou Leed)”, adianta o comunicado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira