Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2014 - 09:25

AveSui: palco para as principais discussões técnicas, conjunturais e de mercado da América Latina

Os principais nomes da pesquisa brasileira e internacional na área de aves, suínos, biomassa e bioenergia e reciclagem animal estarão presentes no evento em 2014. Questões conjunturais também serão abordadas por economistas e analistas de mercado na edição do próximo ano, que acontece entre os dias 13 e 15 de maio em Florianópolis (SC).

A AveSui sempre foi marcada pela pluralidade de suas atividades. O evento agrega uma importante feira de negócios, responsável por movimentar montantes que giram em torno de R$ 400 milhões a cada edição. Enquanto o movimento dos corredores propicia contatos, fechamento de acordos e vendas, as salas do Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos estão lotadas de profissionais técnicos em discussões de relevância para o avanço de ambos os setores produtivos. Além disto, a AveSui passou a agregar painéis específicos para a área de biomassa e bioenergia e para o segmento de reciclagem animal. "A presença de representantes dos mais diversos elos de todas estas cadeias produtivas cria um ambiente propício para a difusão de tecnologias e conhecimentos que gerem ganhos em produtividade, além de debater soluções frente às eventuais dificuldades técnicas que possam estar surgindo no campo", enfatiza Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness, empresa organizadora da AveSui.

O evento também enfatiza os aspectos mercadológicos e econômicos do agronegócio, retratando cenários específicos para as produções avícola e suinícola. Este é o foco do primeiro dia de atividades da AveSui, que é aberto com o Painel Conjuntural de Mercado de Aves e Suínos. Economistas, analistas de mercado e dirigentes de entidades de classe debatem a situação econômico-financeira de ambas as atividades frente às conjunturas do mercado nacional e internacional, apontando perspectivas futuras. Neste ano, os aspectos econômicos do agronegócio contarão ainda com atividades paralelas, como uma palestra direcionada à obtenção de crédito rural, além de um curso ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sobre gestão financeira e de pessoas.

Dentro dos temas técnicos, os participantes terão a oportunidade de se inscrever no Workshop de Controladores e Sensores em Galpão e/ou ao curso prático de suíno, relacionado a manejo e ministrado pela Consuitec. Ainda na área acadêmica, será realizado pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Científico Instituto Oswaldo Gessulli, que premia os melhores trabalhos nas áreas de Ambiência, Nutrição Aves, Nutrição Suínos, Sanidade e Manejo. Na edição 2014, o prêmio atenderá a duas categorias: Jovem Pesquisador e Profissional. Alunos de graduação e pós-graduação concorrerão em Jovem Pesquisador, enquanto que técnicos de empresas privadas ou públicas podem participar na categoria Profissional. A divisão foi necessária frente aos inúmeros trabalhos vindos de técnicos já atuantes no mercado e com vasta experiência nos assuntos tratados.

Conheça alguns dos coordenadores dos painéis e cursos da AveSui América Latina 2014, já antecipando um pouco do que os participantes poderão encontrar durante o evento no próximo ano.

Depoimentos: "Agradeço o convite e certamente para nós será um prazer trabalhar junto com a Gessulli Agribusiness. O programa do curso farei de uma forma atual e interessante para a suinocultura brasileira" - Nazaré Lisboa - Consuitec

"Os painéis que serão apresentados neste evento serão complementares. O primeiro deles, painel de Ambiência, terá como objetivo apresentar ao público as grandes fontes de produção de calor nos galpões para aves e suínos e a importância do emprego de materiais que evitem a entrada de calor para o interior dos abrigos. Esperamos aprender a quantificar essa grandeza "calor" e assim, poder projetar nossos galpões e sistemas de climatização visando a economicidade de energia e o conforto térmico das aves e suínos. Já o Workshop Controladores e Sensores em Galpões, será uma continuidade do Workshop Dark House realizado em 2013. Neste Workshop pretendemos apresentar o que há de melhor e mais preciso no mercado mundial em termos de controladores. Discutir o conceito de sensores, a importância de uma boa escolha, locação e manutenção dos mesmos. Será apresentada a importância da infraestrutura para abrigar tais controladores, pensando na segurança de todo o sistema de controle. Em ambos painéis contaremos com palestrantes internacionais e também com a apresentação de cases brasileiros visando aproximar a tecnologia desenvolvida no mundo com a que efetivamente possuímos no campo. Estamos promovendo um evento que segue na linha da Ambiência de Precisão. Quanto mais assertivos formos no controle do ambiente de criação de nossos animais, menores serão as perdas e maior será o conforto térmico proporcionado aos mesmos", Danielle Jorge de Moura - Unicamp e coordenadora do Painel de Ambiência do Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos

"Os dois Painéis, tanto o de Aves quanto o de Suínos, terão grande unidade. No primeiro dia, a temática estará mais voltada à parte de produção da dieta, tanto na grande indústria quanto na propriedade, o que engloba os ingredientes, a seleção e o controle de qualidade desses ingredientes, os processos de produção, a parte de nutrição, como essa ração deve chegar aos animais etc. No segundo dia, o foco estará na parte da fisiologia e vamos abordar também a parte de transformação e controles para a transformação do ingrediente. Nossa intenção é fazer um link entre todos os elos da cadeia produtiva. A programação terá o mesmo grau de importância para as áreas avícola e suinícola, pois a maioria das empresas tem a cadeia duplicada, ou seja, atua nas duas áreas. Vamos trabalhar os temas em conjunto e procurar apresentar uma visão holística da cadeia", Carlos Augusto Mallmann, Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria e coordenador Painel de Nutrição do Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos.

"O Painel Biomassa & Bioenergia vai abordar neste ano a utilização de resíduos de frigoríficos para a produção de biogás e composto. Também apresentaremos um case de um grande projeto, de um arranjo tecnológico desenvolvido por uma indústria de Santa Catarina, para o tratamento de dejetos de suínos gerando composto orgânico. O Painel enfocará ainda o tratamento de resíduos de incubatório via compostagem. São todos temas bastante atuais e é muito importante levar ao conhecimento dos técnicos e produtores as tecnologias hoje disponíveis para o tratamento de resíduos da indústria e de resíduos de incubatórios", Paulo Armando Victoria de Oliveira, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e coordenador do Painel Biomassa & Bioenergia.

"O Painel de Reciclagem Animal, organizado pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra), vai colocar em discussão temas de extrema relevância para o desenvolvimento do setor. Assim como fizemos nos últimos dois anos na AveSui, vamos propor debates técnicos visando a melhoria da qualidade de nossos produtos e da produtividade do segmento de reciclagem animal. Sempre levando em consideração a questão da sustentabilidade e dos custos. A Abra e a Gessulli Agribusiness mantêm uma parceria de longa data e a AveSui é uma excelente oportunidade para que temos para discutir os temas de maior interesse de nosso setor com vistas a elaboração de políticas públicas", Catia Macedo, Gestão e Projetos da Abra e coordenadora do Painel de Reciclagem Animal.

.[AveSui América Latina 2014 [www.avesui.com/seminario], de 13 a 15 de maio, no CentroSul - Florianópolis (SC).Realização: Gessulli Agribusiness.Tel.: (11) 2118-3133. Site: www.avesui.com | E-mail: [email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira