Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2007 - 10:26

Ministério da Justiça capacita profissionais de Justiça e segurança do Rio em mediação de conflitos

Brasília (DF)– Mais de 500 líderes comunitários, juízes, promotores, defensores públicos, policiais e guardas municipais do Rio de Janeiro receberão nesta segunda-feira (3) o diploma de conclusão do curso de mediação e resolução pacífica de conflitos oferecido pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O curso faz parte da estratégia de instalação de 23 núcleos de mediação de conflitos no Rio de Janeiro, já dentro das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A previsão é inaugurar, ainda em dezembro, os primeiros dois centros que deverão atender moradores do Complexo do Alemão, da Rocinha e do Vidigal.

A formação tem como objetivo qualificar os atores envolvidos com segurança pública e Justiça em técnicas de prevenção da violência e criminalidade, por meio da mediação e da resolução pacífica de conflitos sociais. O currículo incluiu técnicas de facilitação de diálogo; mediação comunitária, escolar, familiar e entre jovens além de simulações de mediação.

O sargento da Polícia Militar, Luiz Antonio Leal Fernandes, afirma que o curso melhorou a sua capacidade de analisar conflitos, escutar, conversar e chegar a um “meio termo” em determinadas situações. “Um dos fatores que mais me motivou foi entender a mediação como uma forma eficiente de resolver demandas que a gente não vê solucionadas por causa da sobrecarga do Judiciário, das dificuldades das polícias ou da falta de acesso da população à Justiça”, explicou.

A responsável pela implantação dos núcleos de mediação, Vera Muller, ressalta que as turmas reuniram profissionais de todas as instituições envolvidas. “Busca-se, neste caldeirão de uma semana de aulas, trabalhar as diferenças, harmonizar os conflitos e lutar por uma mudança de paradigma que signifique a prevenção da criminalidade e o acesso à justiça, começando com o diálogo na própria sala de aula”.

Parte dos formandos atuará diretamente nos núcleos e os demais serão disseminadores deste novo paradigma da segurança, que reúne ações preventivas e repressivas nas suas respectivas instituições para fortalecer uma rede de segurança pública e de Justiça.

Os participantes foram indicados por lideranças comunitárias e por entidades parceiras do projeto, como as secretarias de Segurança Pública, de Direitos Humanos e Assistência Social do Rio de Janeiro; a Defensoria Pública, Poder Judiciário e o Ministério Público.

Formatura do curso de mediação de conflitos, dia 3, às 8h,no Auditório do Ministério Público do Rio de Janeiro, Avenida Marechal Câmara, 370 – 9º andar - Castelo - Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira