Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2014 - 07:16

As cinco principais tendências e fatores de mudanças da indústria que estão moldando a evolução da Carrier Ethernet

Assim como os sistemas de transporte são a força vital de uma nação, as redes de comunicação atuais são responsáveis por quase todos os processos diários de negócios, desde o envio de e-mails, condução de reuniões por vídeo conferências, até a transmissão segura de operações financeiras altamente confidenciais. Carrier Ethernet está cada vez mais no centro da rede, da mesma forma que a infraestrutura compõe o sistema de transporte de um país.

Devido a sua natureza onipresente e sua habilidade de agir como catalisadora para uma variedade de tecnologias e serviços de rede, a popularidade da Carrier Ethernet está aumentando rapidamente. Na verdade, as projeções da companhia de análise e consultoria global Ovum são de que o mercado de serviços empresariais Ethernet a nível internacional deverá ultrapassar a marca dos US$ 62 bilhões até 2018[i]. Com isso em mente, a Ciena analisa as cinco principais tendências e fatores de mudança da indústria que estão moldando a evolução da Carrier Ethernet.

1.A evolução a partir dos serviços de Multiplexação por Divisão de Tempo (TDM - Time-division multiplexing) – Inicialmente desenvolvido no final do século XIX, os serviços baseados em TDM constituíram, durante muitas gerações, a tecnologia padrão usada para impulsionar os serviços de rede nas empresas. Com a aparecimento da Carrier Ethernet, manteve-se por um tempo ambas as tecnologias em conjunto, porém esta última está se tornando cada vez mais a tecnologia preferida no mundo inteiro. Estatísticas da Vertical Systems (http://www.verticalsystems.com/vsgpr/global-ethernet-bandwidth-surges-as-legacy-networks-migrate-to-higher-speeds/) mostram que, atualmente, a largura de banda da Ethernet excede o total dos serviços TDM em redes no mundo inteiro. A popularidade da Carrier Ethernet só vai aumentar à medida que as empresas continuarem caminhando na direção do modelo de rede como serviço e para a adoção de soluções de rede com largura de banda de alta potência, flexíveis e escalonáveis, em linha com as necessidades de seus negócios. Sua crescente popularidade beneficiará não somente múltiplos verticais, criando e expandindo novas tecnologias, mas também demonstrará a confiança que os executivos seniores de TI depositam nessa solução.

2.Uso de redes baseadas em pacotes para redistribuição de tempo – Tradicionalmente, as operadoras contavam com as redes para sincronização de aplicativos críticos que dependem de informações precisas de tempo e frequência. Redes TDM tradicionais proporcionavam o inquestionável benefício de que todos os pontos de conexão e redistribuição, bem como todos os pontos finais de comunicação, podiam depender da presença intrínseca de tempo e frequência da própria rede (o “T” em “TDM”). À medida que a evolução para redes Carrier Ethernet foi acelerando, sérias questões surgiram sobre como esse processo seria replicado nas Carrier Ethernet. Enquanto algumas soluções tradicionais de GPS e sobreposições TDM (tais como SONET e SDH) podem ser utilizadas para desempenhar a mesma função de nós de rede tradicionais, elas muitas vezes são caras, arriscadas e não confiáveis. Tecnologias de rede baseadas em pacotes, especialmente SyncE e 1588v2, são as soluções para esse problema, pois podem simplesmente residir na rede e reproduzir os “timestamps” apropriados que os aplicativos móveis ou “smart power” necessitam. Essas soluções não só permitem que os dados críticos mantenham-se seguros, mas também proporcionam o controle absoluto dos resultados com um baixo custo.

3.A função crítica da rede – Por vários anos, uma rede robusta e confiável era considerada um luxo. Hoje em dia, à medida que nossa sociedade se torna mais dependente da nuvem, a rede tornou-se uma necessidade e, agora, é a base de qualquer aplicativo crítico de negócios. Enquanto essa dependência aumenta, a infraestrutura de rede continuará a crescer e se tornar, cada vez mais, não só fundamental para a estabilidade do negócio, mas também o fator-chave do crescimento dos lucros. No que diz respeito a qualquer ferramenta crítica de negócios, os tomadores de decisão buscam a melhor solução com um custo de implementação mais baixo. A flexibilidade, escalabilidade e confiabilidade da Carrier Ethernet fazem dela a solução de rede empresarial para satisfazer tais necessidades.

4. Virtualização de recursos: Os recursos de rede estão cada vez mais se convertendo a entidades baseadas em software. Isto significa que eles podem ser hospedados em servidores genéricos, os quais são muito mais eficientes e baratos do que o tradicional “appliance approach” – modelo baseado em equipamento. Carrier Ethernet permite que partes críticas do ecossistema da rede fiquem separadas da plataforma de roteamento. Isto significa que firewalls, componentes de balanceamento de carga e mecanismos de roteamento possam ser “centralizados” de maneira mais eficiente. A flexibilidade e a escolha que isso oferece permite fazer uma grande economia de custos, predominantemente na redução da dependência em um só fornecedor para todos os aspectos do ambiente de rede.

a. Redes Definidas por Software (SDN): Cada vez mais a rede está sendo definida pelos aplicativos que nela rodam. Largura de banda flexível e sob demanda (assim como outros atributos, tais como níveis de proteção e latência) podem ser requisitadas automaticamente por esses aplicativos. Ao contrário dos anos anteriores, quando tal requerimento (frequentemente enviado manualmente) tinha que ser verificado por um gerente de TI, uma tecnologia de Software Defined Networking (SDN) permite que a rede responda de acordo (sem auxílio, em uma questão de milissegundos) e que ela otimize os recursos para que sejam utilizados de forma eficiente. À medida que essa tendência aumenta, as operadoras estão, cada vez mais, utilizando a tecnologia para buscar na rede, informação analítica sobre padrões de uso, de maneira a responder a esta demanda com mais eficiência e em tempo hábil.

.Por: Hector Silva, diretor de tecnologia e líder de vendas estratégicas para América Latina e Caribe da Ciena-Hector Silva ocupa atualmente o cargo de Diretor de Tecnologia (Chief Technology Officer) e Líder de Vendas Estratégicas para a região América Latina e Caribe (CALA). Trabalhando na sede da região CALA da CIENA, que fica no Sul da Flórida, Hector é responsável por liderar a equipe de arquitetura no âmbito de toda a região orientando os arquitetos de soluções e engenharia de sistemas da CALA. Hector possui mais de 15 anos de experiência como engenheiro de sistemas e gerente de produtos de transmissão com suporte a vendas. Desde 2001, ocupou diversos cargos de liderança na Ciena, incluindo os de Diretor de Engenharia de Sistemas e Engenheiro de Sistemas. Hector teve papel fundamental em ajudar a empresa a penetrar novos mercados como Brasil, México, Colômbia e América Central apresentando novas tecnologias e construindo relacionamentos sólidos, baseados em especialização técnica, confiança e consultoria Hector possui mestrado em Tecnologias para Comunicações de Banda Larga pela University College London (UCL), no Reino Unido, e mestrado em Gestão de Telecomunicações, além de ser bacharel em Engenharia de Comunicações e Eletrônica pelo Instituto Technologico y de Estuduios Superiores de Monterrey (ITESM), na Cidade do México. | Perfil-A Ciena é especialista em redes. Nós colaboramos com clientes de todo o mundo para revelar o potencial estratégico de suas redes e transformar fundamentalmente seu desempenho e a forma pela qual competem no mercado. A Ciena utiliza sua ampla experiência em redes ópticas e por pacotes, além de automação de software distribuída para fornecer soluções alinhadas à OPn, sua abordagem para a criação de redes abertas de próxima geração. Criamos uma infraestrutura programável de grande escala que pode ser controlada e adaptada por aplicações em nível de rede e que fornece interfaces abertas para a coordenação de recursos de computação, armazenamento e rede em um ambiente virtual unificado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira