Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/01/2014 - 07:55

Técnicas de filmagem: indo além da tecnologia na era dos vídeos digitais

Com o bombardeio de vídeos nos dias atuais que vemos na Internet, somado aos blockbusters de Hollywood, a computação gráfica raramente surpreende. São poucos os trabalhos que mostram algo realmente bem feito ou fora do usual. A tecnologia nos filmes, por si só, já saturou.

Uma forma interessante e ainda relevante de usá-la é complementando a filmagem para deixá-la ainda mais realista. É o efeito que engana o espectador em um bom sentido, que deixa a pessoa na dúvida se o que está vendo aconteceu de fato, ou se trata-se de montagem, como no vídeo em que o Ronaldinho Gaúcho chuta a bola no travessão repetidamente, sem deixá-la entrar no gol. Ou até mesmo quando se sabe que é um recurso visual, mas não é possível apontar o que é tecnologia ou como foi utilizada.

Para que isso seja possível, é necessário ter ampla noção de técnica de produção. Filmar da forma mais correta possível, tanto no que diz respeito à sequência de imagem quanto ao aspecto estético – de cor e luz –, é fundamental para que o complemento com a computação gráfica torne-se convincente. A tecnologia deve ser vista como um suporte para viabilizar a produção, para dar vida a algo que foi filmado em um cenário criado artesanalmente.

Com a computação gráfica, é possível filmar de qualquer jeito, sem ajustes de luz e posicionamento, e “salvar” na pós-produção, inserindo iluminação ou até mesmo alterando totalmente a cor. Mas esse processo tem um custo muito maior com equipamento e profissionais, que são pagos por hora, além de demandar maior tempo. O valor gasto, ao final, pode ultrapassar o orçamento de uma filmagem realizada da forma correta desde o início. E mais, o resultado dificilmente fica igual.

Durante a produção, é importante tentar visualizar como ficará depois de pronto e, para isso, consertar o que for possível ainda no set de filmagem, a fim de evitar surpresas desagradáveis na hora de incluir um objeto ou até mesmo o personagem por meio do computador. A tecnologia deve ser um suporte, e não o principal. Ela pode salvar a produção, mas quando a filmagem é bem produzida, aplicando todas as técnicas de vanguarda dentro dos parâmetros corretos, o resultado é escancaradamente melhor.

. Por: Philip Moss, sócio-diretor da Chá das 5, produtora especializada em vídeos corporativos – www.chadas5.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira