Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2007 - 10:44

Alagoas ganha Centro de Referência em Biotecnologia da Reprodução e Produção de Ruminantes

Secretaria de Estado da Agricultura comemora a aprovação do Projeto de Implantação do Centro de Referência em Biotecnologia da Reprodução e Produção de Ruminantes em Alagoas.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) aprovou essa semana, o Projeto de Implantação do Centro de Referência em Biotecnologia da Reprodução e Produção de Ruminantes de Alagoas, apresentado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), no dia 7 de novembro, em Brasília.

Orçado em R$ 840 mil, o projeto prevê a construção e/ou reconstrução de escritório, laboratórios, prédio de treinamento de inseminadores, Centro Cirúrgico para ruminantes, auditório, biblioteca e alojamentos. De acordo com a Seagri, os recursos devem ser liberados ainda esse ano e as obras iniciadas entre janeiro e fevereiro de 2008. O Centro funcionará em Batalha, onde está localizado hoje a Central de Inseminação Artificial.

Segundo o secretário de Agricultura, Alexandre Toledo, a implantação do Centro trará muitos ganhos para a pecuária alagoana, uma vez que vai disponibilizar para os agricultores familiares técnicas de inseminação artificial e de transferência de embriões, cursos, palestras, além de informações nutricionais que proporcionarão melhorias genéticas ao rebanho e consequentemente aumento na produção de leite.

“A Bacia Leiteira de Alagoas já ocupou a liderança na produção de leite no Nordeste e hoje ocupa o 5º lugar. O que significa dizer que perdemos espaço e precisamos recuperar. Isso só será possível com o melhoramento genético do rebanho”, disse Toledo, acrescentando que o público alvo do programa são os agricultores familiares e as comunidades com interesse em formar associações para começar a desenvolver a atividade.

Números apresentados pelo Sindicato de Produtores de Leite do Estado de Alagoas, mostram que a produção atual de leite entre os agricultores familiares é pequena, algo em torno de 4kg leite/vaca/dia. Esse número salta para 15kg leite/dia/vaca quando se fala de produtores que trabalham com melhoramento genético.

O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, José Marinho Junior, explica que para o projeto obter êxito diversos parceiros trabalharão junto com a Seagri na aplicação de cursos, consultoria e instalações. “O Centro será um referencial e Alagoas voltará à posição de liderança no setor.”

Para isso, a Seagri está dando importantes passos. Esse ano, já foram realizados na Central de Reprodução Artificial de Batalha/AL, quatro cursos de inseminação artificial pelo método Shiva. Segundo o diretor de Política Agropecuária da Seagri e técnico responsável pelo projeto de Implantação do Centro de Referência, Ubaldo Soutinho, a procura pelo curso é grande e a Seagri está trabalhando para realizar dois cursos mensalmente. Em breve será iniciado também os cursos de transferência de embrião.

Números do setor -Em Alagoas, a cadeia produtiva do leite é o segundo segmento do agronegócio e gera cerca de 125 mil empregos diretos. No Estado existem 21 mil imóveis rurais ativos (ligados ao segmento do leite), destes, 70% são de agricultores familiares.

Por dia são produzidos no Estado algo em torno de 700.000 kg de leite, com um rebanho de aproximadamente 100 mil vacas lactantes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira