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01/12/2007 - 10:47

Avaliação de empresas: ferramenta de administração

Em nossa experiência como consultores, temos nos deparado com bastante freqüência nos últimos tempos com a questão de avaliação de empresas. Trata-se de um exercício de reflexão estratégica motivado, em grande parte, por alguma oportunidade de comprar ou de vender uma empresa ou um negócio. O que temos observado, também, é que a avaliação delas tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada no ambiente corporativo, como elemento gerador de informação para tomada de decisões estratégicas e no atendimento às exigências legais.

Entre as metodologias de avaliação de empresas existentes, o de Fluxo de Caixa Descontado (DCF) é considerado o mais adequado. Por esse método, o valor da empresa é relacionado ao que a mesma potencialmente pode gerar de resultados, sendo correspondente ao valor presente dos fluxos de caixa futuros esperados, ajustado por ativos e passivos financeiros (dívidas) e não-operacionais. Outras metodologias para formação da opinião de valor do ativo em questão também são utilizadas. Neste artigo, discorremos sobre aplicações do DCF.

O DCF possui diversas utilizações, como no caso de seleção de projetos de investimentos, com base no conceito de geração de valor à empresa: qual é a alternativa que gera o maior valor agregado para a empresa? Esta medida normalmente é baseada em termos de comparação de fluxos de caixa, desembolsados e gerados.

Temos utilizado com freqüência a metodologia DCF, assessorando clientes no processo de localização para uma nova planta industrial. Alternativas de localização podem envolver diferentes investimentos e custos logísticos e de mão-de-obra, por exemplo, além de situações tributárias distintas, inclusive benefícios, que se traduzem em diferenças nas gerações de caixa da empresa de um local para outro. A determinação da localização de uma nova planta industrial deve ser efetuada considerando-se, preferencialmente, a alternativa que resulte na maior geração de valor para a organização.

A mensuração de desempenho da administração é outro uso cada vez mais freqüente da avaliação da empresa para medir o desempenho da administração, visando definição da remuneração dos executivos. Essa abordagem utiliza o conceito de que o papel da administração é criar valor para a empresa e, em última instância, para o acionista.

O atendimento à legislação societária é outra aplicação da avaliação de empresas. Para aquelas que tenham ações negociadas em bolsa de valores, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determina que, em caso de fechamento de capital, a administração apresente laudo de avaliação preparado por consultoria qualificada, com experiência comprovada nesse tipo de trabalho.

Outra aplicação da avaliação de empresas consiste na justificativa de ágio na aquisição de uma outra empresa. A legislação no Brasil determina que a amortização do ágio observado na aquisição de participação de empresas seja respaldada por laudo de avaliação independente.

As normas contábeis internacionais (IFRS) e norte-americanas determinam que a amortização de eventual ágio observado em aquisição de participação em uma empresa deve ser respaldada por laudo independente de avaliação de ativos intangíveis e purchase price allocation. Os ativos intangíveis adquiridos devem ser avaliados segundo abordagens e critérios específicos e aceitos internacionalmente. Estão sujeitas a essas regras empresas que publicam demonstrações financeiras em conformidade com IFRS ou US GAAP.

Essas diversas aplicações mostram que, mais do que um mero cálculo, a avaliação de empresas é um exercício de reflexão estratégica, por vezes requerido legalmente. Não é uma ciência exata; trata-se de formação de opinião que requer metodologia e conhecimentos específicos para ser realizada, pois é preciso técnica, experiência e bom-senso. A avaliação, corretamente aplicada, é um instrumento de grande utilidade para as empresas.

. Por: Kenzo Otsuka é consultor da Trevisan Consultoria.

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