Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/01/2014 - 08:40

Qual é a melhor maneira de formar um empreendedor?

Especialista em educação afirma em livro que alunos empreendedores precisam aprender a problematizar teorias. Segundo ele, o maior entrave ainda é a formação do professor.

A sociedade atual exige que os sujeitos sejam inovadores, questionadores e consigam ir além da “decoreba”. Por isso, indagações sobre os caminhos que os professores devem seguir para tornar o aprendizado mais significativo, prático e provocante têm sido constantes. “É preciso mudar a forma como os conteúdos são ensinados nas escolas brasileiras. Integrá-los à realidade prática do aluno é o caminho para a formação de pessoas mais preparadas para os desafios da inovação”, comenta Adelar Hengemühle, doutor em educação pela PUCRS. O especialista completa: “a educação brasileira continua passando as teorias e a história das fórmulas. É preciso estimular questionamentos, por meio de um aprendizado mais significativo, prático e provocante”. E para auxiliar os professores a trazer as teorias para a prática, ele acaba de lançar o livro Desafios Educacionais na Formação de Empreendedores (Penso Editora, 2014) [www.grupoa.com.br].

A obra apresenta, com profundidade de detalhes e informações práticas, a metodologia problematizadora. “Esse método de ensino introduz os mais diversos problemas de discussão e faz o aluno buscar soluções e condições”, comenta Adelar. Mais do que apenas apresentar as teorias, essa maneira de ensinar remete o aluno a entender o sentido da criação de determinadas fórmulas. É por meio dela que o professor consegue compreender quais dúvidas e dilemas levaram o estudioso a elaborar uma fórmula ou teoria e, assim, ensinar o aluno a aplicar tais estudos teóricos na resolução de problemas semelhantes.

Porém, esse método de ensino encontra um entrave no que diz respeito à formação do professor. “Um dos grandes desafios na área pedagógica é com relação à fragilidade dos professores de superar o modelo educacional em que eles mesmos foram ensinados. Esse modelo precisa ser substituído para um modelo em que você recebe um problema e precisa resolver e teorizar em cima das respostas. Os professores criticam a formação que eles mesmos aplicam, mas ainda é difícil indicar uma mudança na abordagem deles”, explica o autor. E é por isso que a obra se propõe a apresentar alternativas práticas e funcionais para formar empreendedores (pessoas competentes e capazes de compreender e resolver problemas sempre novos, embasados em conhecimentos teóricos).

O livro “Desafios educacionais na formação de empreendedores” é uma obra da Penso Editora e custa R$44,00.

Desafios Educacionais na Formação de Empreendedores – Penso Editora | 152 Páginas | Preço: R$44,00.

O Grupo A, uma holding educacional brasileira com mais de 30 anos de atuação no mercado editorial, é detentora dos selos Artes Médicas, Artmed, Bookman, McGraw-Hill e Penso. Com cerca de dois mil títulos em catálogos, é responsável pelo lançamento de, aproximadamente, 350 livros por ano, sendo 20% de autores nacionais. Sua linha editorial está voltada para a publicação de livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) nas áreas de biociências, ciências humanas, exatas, sociais e aplicadas. O Grupo tem parcerias com editoras internacionais e é a editora parceira dos livros de importantes Instituições Científicas Brasileiras. A empresa estabeleceu em 2011 um acordo de exclusividade com a Blackboard, líder global em tecnologia para educação, que visa à distribuição dos conteúdos dos selos editoriais do Grupo por meio de plataformas e-learning para o mercado educacional. Tais ações reforçam o posicionamento da empresa como uma companhia focada no mercado educacional. Outros negócios: Revista BMJ Brasil (versão brasileira do British Medical Journal); Revistas Pátio (voltadas para a qualificação dos professores brasileiros); Educação Corporativa - Programa de Desenvolvimento Gerencial CoachingOurselves; Portais MedicinaNET.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira