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11/01/2014 - 08:53

Apesar de baixo investimento da indústria, 90% dos brasileiros quer consumir produtos inovadores

Levantamento feito pela consultoria Produto do Ano mostra que 78% da população está disposta a pagar mais caro por inovação.

De acordo com o IBGE, em levantamento divulgado em dezembro, a indústria no Brasil está investindo menos em inovação. O investimento, que representava 2,54% da receita líquida em 2008, caiu para 2,37% em 2011. A queda se contrapõe ao desejo do brasileiro. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Produto do Ano, 90% dos brasileiros quer consumir produtos inovadores.

A Produto do Ano certifica anualmente produtos inovadores em 45 países. Na edição 2013, a pesquisa brasileira ouviu 10 mil consumidores do Distrito Federal e de oito capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza), das classes A, B e C.

Além de quase todos os entrevistados estarem dispostos a experimentar novidades no mercado, 78% deles afirmaram que pagariam mais por um produto inovador. De acordo com o estudo, o consumidor classifica a inovação como peso 7 (de 0 a 10) no momento de comprar um produto. “Esses números mostram que o brasileiro valoriza a inovação nos produtos do varejo, como alimentos, bebidas, limpeza, beleza e higiene pessoal. A indústria só tem a ganhar se ampliar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento”, afirma Antonio Peres, CEO mundial da Produto do Ano.

O levantamento mostra que o consumidor nacional é exigente com inovação. Mais da metade (55%) considera a qualidade como fator determinante para que um produto seja inovador. A aplicação de novas tecnologias é o mais importante para 27%, enquanto 10% dão um valor maior à fórmula.

Na avaliação da Produto do Ano, são considerados inovadores apenas produtos inéditos ou que apresentem alguma novidade em seu conteúdo nos últimos dois anos.

Beleza e Higiene lideram inovação -A pesquisa feita pelo Produto do Ano mostra que entre os dez produtos eleitos em 2013 pelos consumidores como os mais inovadores, quatro são do segmento de Beleza e Higiene Pessoal, três de Alimentos, dois de Limpeza e um de Farmácia.

Foram certificados produtos em 56 categorias, dos grupos Beleza e Higiene Pessoal, Alimentação, Suplementos, Limpeza, Produtos infantis, Bricolagem, Alimentos e Farmácia.

Perfil - A Produto do Ano é uma certificadora em inovação na área de bens de consumo. Foi criada na França em 1987 e, atualmente certifica produtos inovadores em 45 países, abrangendo uma população de 3,29 bilhões de consumidores diretamente impactados. Está presente no Brasil há cinco anos.

Os produtos certificados pela PDA são escolhidos por meio de uma pesquisa anual com mais de 300 mil consumidores, que avaliam critérios como atratividade, experimentação e satisfação. Os vencedores em cada categoria recebem o selo “Produto do Ano”, primeira certificação privada do mundo feita com base na opinião do consumidor. [www.produtodoano.com.br].

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