Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/01/2014 - 09:00

Programa mantém 13 turmas e quatro Orquestras

O Instituto GPA comemora a conquistada aprovação de seu Programa de Ensino de Musica & Orquestra na Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet). O projeto, aprovado no valor de R$ 8,3 milhões, já é realizado há 14 anos e nesse período mais de 13 mil jovens já foram beneficiados e encontraram na música uma carreira profissional, se destacando em orquestras nacionais e internacionais. O programa não tem fins lucrativos, é oferecido gratuitamente e não é necessário nenhum investimento em material didático ou para aquisição do instrumento - todos os recursos são oferecidos pelo Instituto.

Realizado nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Osasco e Santos, o objetivo da instituição é aplicar os recursos da Lei Rouanet na ampliação do programa e das orquestras. "Com o incentivo será possível abrir mais duas turmas em São Paulo, cidade que ainda não conta com o Programa, com cerca de 30 alunos cada, realizar a gravação de um DVD e fazer novas apresentações", destaca Antônio Salvador, presidente do Instituto GPA.

O processo para conseguir o benefício da Lei Rouanet começou em junho deste ano e foi preciso descrever todo o projeto com seus objetivos, conquistas, justificativas e dar exemplos de casos de sucesso dentro da Orquestra. O Programa também passou por uma rígida analise que avaliou todos os resultados ao longo desses 14 anos.

Programa de Musica & Orquestra Instituto GPA -O objetivo do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA é trabalhar a educação musical como ferramenta para formar cidadãos, já que a música trabalha comportamento, atitude e desenvolve diversas competências, como a disciplina. O programa também contribui com a formação musical de crianças e jovens de forma rápida e prazerosa, promovendo o enriquecimento cultural e o desenvolvimento da qualidade de vida, além da realização de uma série de apresentações gratuitas e em locais de fácil acesso.

O programa utiliza o ensino coletivo de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) nas unidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Osasco e Santos e (Metais e percussão) na unidade de Brasília para jovens entre 10 e 18 anos de idade. As orquestras formadas nas unidades sofrem alterações ao longo do ano em sua equipe de instrumentistas, compostas exclusivamente por ex-alunos do Programa de Música do Instituto GPA, tendo jovens entre 12 e 21 anos, fazendo com que haja um ciclo entre os alunos que compõe as Orquestras.

Com duração de dois anos, o programa conta com duas aulas semanais, com duração de uma hora e meia cada e acontece nos núcleos educacionais do Instituto, chamados Casas, em Osasco, Santos, Rio de Janeiro e Brasília - a partir de 2014 também na cidade de São Paulo.

Orquestras -Os alunos que se destacam nas aulas de música, podem conquistar uma posição em uma das quatro Orquestras Instituto GPA, sendo três delas de cordas (Osasco, Santos e Rio de Janeiro) e uma de sopro (Brasília). As Orquestras são formadas de 30 a 40 integrantes cada. Esta seleção tem como critérios: assiduidade, comportamento, comprometimento com o estudo da música, interesse, entre outros. Muitos desses talentos acabam seguindo carreira e conseguem entrar em grandes orquestras, como a Orquestra Jovem Municipal de São Paulo, que conta com 15 musicistas que estudaram no Programa de Música do Instituto GPA. Cerca de dez estudantes saíram do Brasil para se aperfeiçoar em outros países e vivem da música no exterior.

As Orquestras Instituto GPA já realizaram mais de 500 concertos em quatro países – França, Itália, Estados Unidos e Argentina – além de vários estados do Brasil, para um público de mais de 300.000 pessoas.

Alunos -Por se tratar de um projeto social, os jovens que tem interesse em participar do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA devem preencher alguns pré-requisitos. É preciso ter entre 10 e 18 anos e a preferência é para os alunos de escolas públicas. “Fazemos também um teste simples de aptidão musical”, explica Daryalva Bacellar, diretora do IGPA. E a procura é grande. A última seleção aconteceu no mês de agosto, para uma turma de Osasco: 130 crianças e adolescentes se inscreveram para preencherem 40 vagas.

Para fazer parte das Orquestras Instituto GPA é necessário ter estudado no Programa de Música do Instituto e ter entre 12 e 21 anos. Os ensaios das Orquestras acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração. As Orquestras participam das apresentações que acontecem no decorrer do ano.

Histórias -O musicista Julio Nogueira, de 26 anos, e seu amigo de infância, Rubens Müller, por exemplo, ingressaram no Programa de Música em 2001, pois tinham o objetivo de formar uma banda de rock, e aproveitaram a oportunidade para aprender a tocar um instrumento. Oito meses depois, Julio foi convidado a participar da Orquestra, com a qual se apresentou posteriormente em diversas cidades do Brasil, nos Estados Unidos e na Argentina. Em 2004, passou a dar aula no Programa de Música do Instituto GPA. Hoje, Julio cursa o quarto ano de Música na UNESP e se sustenta como musicista da Orquestra Experimental de Repertório, em São Paulo.

No entanto, além de formá-lo tecnicamente, o Programa contribuiu de forma mais abrangente: “O projeto abriu muitas portas e mudou completamente a minha vida porque agregou muito valor nas minhas experiências. Adquiri conhecimento não só como musicista, mas adquiri valores para a vida toda, me desenvolvi como ser humano. Conheci pessoas, lugares e culturas tão diferentes e, com isso, aprendi que para tudo na vida existe uma solução”, revela Julio. Entre as experiências mais marcantes, o jovem destaca o concerto realizado na Disney, em 2010, que contou com uma plateia de aproximadamente 2 mil pessoas. “A Orquestra Instituto GPA foi a primeira Orquestra do mundo a tocar na Disney e eu fiz parte disso”, comemora.

Outro aluno que também se destacou é Leonardo Jaffet, que em Janeiro de 2013, aos 15 anos de idade, foi o primeiro aluno brasileiro a estudar na Yehudi Menuhin School, na Inglaterra, uma das melhores e mais renomadas escolas de violino do mundo. Leonardo entrou no programa de música aos dez anos de idade e logo aos 12 anos já era um dos principais solistas da Orquestra Instituto GPA, se apresentando em turnês pela Argentina (2009), Estados Unidos (2010) e Itália (2011).

Histórico-O Programa de Música & Orquestra Instituto GPA surgiu para atender a um pedido dos colaboradores do Grupo. Em 1998, foi realizada uma pesquisa interna para identificar qual projeto cultural consideravam mais interessante implantar: a maioria sugeriu um programa que ensinasse música a seus filhos. Foi desta maneira que, em 1999, surgiu o Programa de Música & Orquestra Instituto GPA que passou a ser oferecido não só para os filhos dos colaboradores, mas também para a comunidade.[www.institutogpa.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira