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16/01/2014 - 07:21

Você tem um estilo de vida conectado?

ConsumerLab da Ericsson identifica necessidades de uma vida conectada em seu novo estudo “Estilo de Vida Conectado”. No estudo, usuários de smartphones do Brasil, Indonésia e Estados Unidos revelam sete principais necessidades cruciais para o sucesso de novos serviços. No Brasil, 27% dos entrevistados demonstraram a conectividade como sendo o principal fator para futuras combinações de ofertas de serviços digitais

O mercado de serviços digitais está oferecendo continuamente novas aplicações e soluções que permitem aos usuários se comunicar, socializar, encontrar informações e fazer compras online. O ConsumerLab, área da Ericsson (NASDAQ: ERIC) que estuda o comportamento do usuário, avaliou as necessidades dos novos consumidores, bem como uma série de conceitos de serviços destinados a satisfazê-los.

Por meio de entrevistas com usuários de smartphones em três mercados – Brasil, Indonésia e Estados Unidos – o ConsumerLab identificou sete principais necessidades, que são vistas como cruciais para o sucesso de novos serviços. São elas:

1) Acesso instantâneo em todos os lugares – para se adequar ao seu estilo de vida on-the-go, os usuários esperam ter acesso a uma gama de serviços sob demanda e em tempo real.

2) Personalize o meu mundo – as pessoas estão cada vez mais exigindo serviços e alertas personalizados que se adequem ao seu estilo de vida.

3) Hora de desligar – os consumidores irão usar a tecnologia para equilibrar a mentalidade always-on (sempre conectado), ao criar ativamente oportunidades para desconectar e relaxar. Os consumidores manifestaram interesse em serviços que possam ajudá-los a fazer isso.

4) Produtividade assistida – as pessoas estão interessadas em serviços que possam gerenciar e coordenar os seus horários.

5) Cada vez mais juntos – nas suas vidas ocupadas, amigos e parentes irão cada vez mais confiar na tecnologia para se manter em contato, onde quer que estejam.

6) Consumidores no controle – as pessoas querem manter o controle dos seus gastos, do uso de dados e das atualizações de novidades, permitindo-lhes passar mais tempo com as coisas importantes da vida.

7) Localização pessoal – os consumidores expressaram a necessidade de obter informações relevantes para o local onde estão em um dado momento.

O ConsumerLab testou vários novos conceitos de serviço em grupos de discussão em todos os mercados estudados. Um denominador comum para estes conceitos é que eles ajudem os consumidores a reduzir a complexidade, economizar tempo e reduzir o estresse por meio de uma gestão centralizada, proporcionando um melhor controle de gastos e uso. Além das sete principais necessidades encontradas no estudo, os principais resultados incluem:

Os consumidores esperam simplicidade dos serviços ditos intuitivos, e que possam se integrar perfeitamente com o comportamento geral dos consumidores.

A fim de serem vistos como verdadeiramente móveis, os serviços precisam ser personalizados em tempo real, de acordo com o tempo e a localização do consumidor.

As exigências dos consumidores irão abrir novas oportunidades de mercado, forçando os players do cenário conectado a olharem além das ofertas existentes.

Ao mesmo tempo que os usuários em todos os três mercados usam ativamente a internet por mais de três horas por dia, a conectividade, suas demandas e a disposição para pagar por serviços varia muito entre os três países.

Júlia Casagrande, especialista do ConsumerLab da Ericsson no Brasil, diz: " 69% dos entrevistados na pesquisa demonstraram interesse em planos de dados compartilhados. Além disso, as assinaturas inteligentes, que oferecem uma visão geral das assinaturas e do uso real em um único lugar também é bem vista por 59% dos entrevistados”.

Já no Brasil, segundo mercado mais maduro analisado, 27% dos entrevistados demonstraram que a conectividade é o principal fator para futuras combinações de ofertas de serviços digitais. “Por conectividade engloba-se a alta velocidade da conexão e excelente cobertura, seguido de serviços de compra, incluindo pagamentos via smartphone, rastreamento das transações e um assistente de compras online, fazendo destes, os principais motivadores da preferência dos usuários brasileiros para possíveis combinações de futuros serviços digitais”.

O estudo mostra que boa conectividade em todos os lugares é o principal fator para estimular os consumidores a adotar serviços futuros, correspondendo a mais de um quarto da preferência dos entrevistados. Em seguida, vêm os serviços de compras, incluindo pagamentos com smartphones e gestão de finanças pessoais.

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços de comunicações. Possibilitamos a Sociedade Conectada com soluções eficientes e em tempo real que nos permitem estudar, trabalhar e viver nossas vidas de uma forma mais livre e em sociedades sustentáveis no mundo todo.

Nossa oferta inclui serviços, software e infraestrutura de TIC para operadores de telecomunicações e outros setores. Hoje, 40% do tráfego móvel mundial passa pelas redes da Ericsson, e oferecer suporte a redes de clientes que atendem mais de 2,5 milhões de assinantes.

Somos mais de 110.000 pessoas que trabalham com clientes em mais de 180 países. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, Suécia. Em 2012, as vendas líquidas da empresa foram de 227,8 bilhões de coroas suecas (US$ 33,8 bilhões). A Ericsson está listada na Nasdaq OMX, em Estocolmo, e na Nasdaq em Nova York [www.ericsson.com] e midias sociais.

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