Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2014 - 07:21

Agência Espacial Europeia usa InterSystems Caché® na Missão Gaia para mapear 1 bilhão de estrelas na Via Láctea

Satélite Gaia decolou no dia 19 de dezembro para criar um mapa 3D do universo; sistema de alta performance Caché processará dezenas de milhares de objetos de dados por segundo.

A InterSystems, fornecedora global de tecnologias avançadas para aplicações inovadoras, anunciou que a Agência Espacial Europeia (ESA) está usando o sistema de banco de dados de alta performance InterSystems Caché® para vencer o desafio de processar dados científicos da missão Gaia, que tem como objetivo mapear a Via Láctea com uma precisão nunca vista.

O satélite Gaia, que decolou com sucesso em 19 de dezembro de 2013, irá capturar dados de 1 bilhão de estrelas da nossa galáxia para criar um mapa 3D do universo e revelar novas descobertas sobre a formação da Via Láctea.

O Gaia irá completar dez varreduras completas do céu em cinco anos, para gravar com precisão as posições, movimentos e mudanças do brilho das estrelas. É esperada a descoberta de centenas de milhares de novos objetos celestes, desde planetas extrasolares até estrelas anãs marrons. O satélite deve visualizar mais de 1 milhão de asteroides e cometas no nosso sistema solar.

Por conta do alto volume de dados que será coletado e analisado pela Agência Espacial Europeia, a missão requer um desempenho do banco de dados extremamente alto. O Centro Espacial de Astronomia Europeu, operado pela ESA em Madri, selecionou o InterSystems Caché para lidar com alguns dos requisitos do processamento de dados de pesquisa do satélite.

“Com o Caché, nós atingimos um desempenho e uma escalabilidade consideravelmente superiores do que é possível com outros sistemas de banco de dados. Somos capazes de armazenar dezenas de milhares de objetos Java por segundo no Caché e manter a habilidade de executar consultas SQL nos dados”, afirma o gerente de operações científicas da missão Gaia para a ESA, William O’Mullane.

“A missão Gaia é considerada o maior projeto de processamento de dados realizado em astronomia. O InterSystems Caché é capaz de satisfazer as necessidades dos projetos mais exigentes de Big Data que possuem variedade, velocidade e alto volume de dados. Estamos muito satisfeitos com a decisão da ESA de ser parceira da nossa empresa”, diz o diretor da InterSystems para a Península Ibérica, Jordi Calvera.

Para informações atualizadas minuto-a-minuto sobre o progresso da missão Gaia, no blog da ESA em http://sci.esa.int/gaia.

Agência Espacial Europeia -A ESA foi formada por 18 Estados-Membros. A coordenação dos recursos econômicos e intelectuais dos membros permite que a agência se arrisque em uma gama mais ampla de atividades e programas do que aqueles em que qualquer país europeu possa realizar individualmente. O propósito dela é elaborar e implementar o desenvolvimento da capacidade espacial europeia e garantir que o investimento em atividades espaciais continue a fornecer benefícios aos cidadãos da Europa. | www.ESA.int.

A InterSystems é líder global em software com sede em Cambridge, Massachusetts (EUA), e possui escritórios em 25 países. A InterSystems fornece tecnologias avançadas para aplicações altamente inovadoras. InterSystems CACHÉ™ é um sistema de banco de dados extremamente rápido e escalonável. InterSystems Ensemble® é uma plataforma para rápida integração e o desenvolvimento de aplicações conectáveis. InterSystems DeepSee™ é uma tecnologia que torna possível hospedar capacidades analíticas ativas e em tempo real em aplicações transacionais.[www.intersystems.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira