Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2007 - 08:52

Encontro setorial para implantação da Agenda 21 do Comperj reúne 60 participantes em Casimiro de Abreu

Primeira atividade da série teve como tema o Primeiro Setor.

Em Casimiro de Abreu, a série teve início uma série de encontros setoriais que dá início à implantação das Agendas 21 Locais nos 15 municípios da região de influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Participaram do encontro cerca de 60 pessoas. O tema discutido foi Primeiro Setor (governos), sob a coordenação da ong Ipanema.

O objetivo dos encontros é levantar as informações necessárias para o estabelecimento de um modelo inovador de relacionamento com as partes interessadas do Comperj (1º, 2º e 3º setores e comunidades). No centro desse relacionamento estão as preocupações da sociedade e potencialidades de benefícios comuns.

O processo de construção das Agendas 21 está sendo incentivado por um grupo gestor formado pela Petrobras, Ministério de Meio Ambiente e Secretaria Estadual de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. A participação nos encontros setoriais é aberta a todos os interessados.

A partir desses eventos, será produzido um diagnóstico socioambiental e um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável para Casimiro de Abreu, bem como para os demais municípios envolvidos. Também serão gerados, no total, 438 relatórios, centenas de horas de vídeo, cadernos especiais, 60 diagnósticos setoriais e 60 planos setoriais de desenvolvimento sustentável, elaborados por mais de 10 mil pessoas. Ao final do trabalho, serão publicadas as 15 Agendas 21 elaboradas.

Novo modelo de relacionamento - A Agenda 21 está sendo implantada na região do Comperj como um modelo de relacionamento com a sociedade local que prevê o engajamento de todas as partes interessadas. Nesse processo, o gerenciamento ambiental é importante, porque identifica as prioridades tanto sob a perspectiva dos governos quanto da sociedade civil.

Quatro ongs executarão o processo de implantação das Agendas 21, organizando os encontros setoriais e municipais, cada uma delas responsável pela coordenação das ações em um determinado setor: Instituto Ipanema – Primeiro Setor (governos)| Instituto de Estudos da Religião (Iser) – Segundo Setor (empresarial) | Associação Projeto Roda Viva – Terceiro Setor (ongs) | Associação de Serviços Ambientais (ASA) – Quarto Setor (comunidades) | A coordenação do trabalho dessas ongs está a cargo da Fundação José Pelúcio.

A Agenda 21 no Comperj - A Agenda 21 é um plano de ação criado a partir da Rio 92 para ser aplicado em áreas que têm seu meio ambiente impactado por atividades humanas. É um programa mínimo, estabelecido a partir de um pacto entre a sociedade local, empresas, governos e organizações não-governamentais.

O desenvolvimento de Agendas 21 para a área do Comperj foi iniciado em 2007, quando foram realizados fóruns regionais, reunindo representantes do poder público, iniciativa privada e lideranças comunitárias dos 15 municípios da área de abrangência do Comperj. Os fóruns incluíram palestras e a indicação de representantes para monitoramento das Agendas 21 Locais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira