Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2014 - 08:08

Queijos e vinhos também fazem à mesa no verão


Rio de Janeiro - Quem disse que vinho e queijo não pode ser uma combinação para os dias mais quentes desse verão? Associada ao frio, a dupla vem ganhando espaço nas gôndolas dos supermercados e reafirmando-se como uma opção sempre presente na mesa do brasileiro. O Pão de Açúcar, por exemplo, mantém o sortimento de vinhos e quentes sempre regulares, mesmo no verão, oferecendo uma variedade superior a 800 rótulos cadastrados da bebida e mais de 600 tipos de queijos nobres.

“É preciso desmistificar a ideia de que vinho só é servido no frio”, afirma Carlos Cabral, enófilo e consultor de vinhos do Pão de Açúcar. Levemente refrigerados e servidos em diferentes harmonizações – inclusive com opções levíssimas, como saladas – o especialista dá dicas para não errar neste verão. A primeira delas é quanto a temperatura correta: “Os tintos devem ser servidos entre, aproximadamente, 15º e 18º. Já os brancos entre cerca de 10º e 12º. Basta colocá-los meia hora na porta da geladeira ou em um balde de gelo”. O Sauvignon Blanc geladinho, por exemplo, é uma excelente combinação com uma refrescante salada com queijo de cabra. Outra dica para a estação é consumi-lo com os queijos Camembert e Chèvres.

O queijo de cabra, aliás, é uma excelente pedida para o verão. Originário da Grécia antiga era considerado o alimento dos Deuses pelo seu refinado paladar. Ainda muito apreciados, eles ficam ótimos em refeições leves, como acompanhando saladas e em aperitivos, como a brusquetta de presunto cru. Além do vinho, o apreciador do queijo de cabra pode experimenta-lo com cervejas especiais. Em razão das notas ácidas, a dica é consumir o queijo com cervejas como a weissbier, witbier e pilsen.

A mussarela de búfala, tradicionalmente usada na salada Caprese, é fonte de proteína, cálcio e tem menos sódio que a tradicional. Experimente harmonizá-la com o Sauvignon Blanc.

Uma boa pedida são ainda os espumantes nacionais. Se a sua preferência for pelo tipo Brut, escoha queijos frescos e delicados, como o brie, gouda, maasdam e emmental. Porém, se a escolha for por um espumante Demi-Sec, escolha os queijos de mofo azul, como o gorgonzola; curados; ou de massa dura (o parmesão é um exemplo).

O Pão de Açúcar comercializa 85 rótulos, entre sidras, espumantes e champagnes, com preços que variam de R$7,50 a R$ 390,00.

Caso o consumidor tenha duvidas na harmonização ou nos tipos de vinhos e queijos, ele pode contar com a consultoria especializada dos Atendentes de Vinhos e e de Queijos, disponíveis nas lojas Pão de Açúcar.

Cervejas especiais -Quando se fala em harmonização de queijos, os vinhos são logo lembrados. Mas para quem gosta de variar, as cervejas especiais também fazem ótimas combinações! Ainda mais no verão, quando a refrescancia da cerveja é bastante apreciada pelos brasileiros.

Para realizar a harmonização, a dica é se atentar às famílias dos queijos. Os duros, como o parmesão, vão bem com as cervejas de tipo pilsen. Os semi-duros, como o Maasdam, com a pale ale. Os de casca branca, como o brie, com as fruit beers. Por fim, os queijos azuis, como o gorgonzola e Roquefort, são perfeitos com a strong Ale, como a cerveja Duvel, pelos seus sabores complexos e picantes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira