Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/01/2014 - 08:33

Pronto para decolagem – Panorama do Mercado Asiático

O desenvolvimento ou expansão de qualquer aeroporto representa um desafio único do ponto de vista da tecnologia da informação. A escala e o ritmo das mudanças no setor de aviação indiano têm apresentado uma estimulante oportunidade, mas também colocam à prova as equipes mais bem preparadas. A forma como o setor vem enfrentando esses desafios significam lições valiosas para nós, aqui no Brasil, onde estamos vivenciando situação semelhante.

A infraestrutura aeroportuária deve oferecer suporte para múltiplos sistemas e processos, incluindo fluxo de passageiros, manuseio de bagagens, gestão de segurança, gestão predial e controle de movimentação de aeronave no solo e tráfego aéreo, tudo em tempo real e com mínima margem de erro. Na medida em que o tráfego se multiplica, pode ser difícil gerenciar tudo isso sem uma infraestrutura adequada. Aqui e lá, os cenários são bem parecidos.

As viagens aéreas de passageiros na Índia têm crescido exponencialmente. O Ministério da Aviação Civil anunciou que a indústria aérea local necessita de até US$ 300 bilhões em investimentos nos próximos 20 anos. Para isso, o governo assumiu o compromisso de atrair recursos do setor privado para a infraestrutura de aviação, o que inclui soluções e plataformas escaláveis de TI para garantir que todos os aeroportos estejam prontos para a demanda atual de viajantes, bem como para o crescimento previsto no futuro. A Airports Authority of India (AAI) está atualmente envolvida na modernização de 37 aeroportos.

Já no Brasil, investimentos mais urgentes têm como foco as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. De acordo com a Infraero, os aeroportos destas cidades receberão ao todo investimentos de R$ 5,6 bilhões até 2014. Além disso, em dezembro do ano passado, o governo federal lançou o “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, que prevê alocação de R$ 7,3 bilhões na primeira etapa do plano de aviação regional, que contempla 270 aeroportos regionais.

Abordagem holística da tecnologia -Inaugurar um novo aeroporto ou remodelar um já existente é um ato de equilíbrio dos requisitos físicos e tecnológicos, visando à sincronização das operações. Um bom exemplo é o Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Nova Déli. Trata-se do aeroporto internacional mais movimentado da Índia, com 230 mil voos por ano. O Terminal 3 forneceu a tão exigida capacidade adicional para Déli durante os Jogos Comunitários de 2010 e agora está atendendo mais de 29 milhões de passageiros anualmente. O projeto envolveu modernização e reestruturação da infraestrutura do aeroporto, integrando os diversos sistemas que fornecem informações ao ecossistema aeroportuário: companhias aéreas, agentes de solo, órgãos do governo, operadores, agentes de segurança, manutenção, etc.

A Unisys contribuiu com sua estrutura de esquematização e mapeamento para alinhar a estratégia geral de negócios com os processos de suporte, aplicativos de TI e infraestrutura, de modo a sincronizar todas as atividades. Como integrador líder (cumprindo o papel de Master System Integrator), promoveu oficinas e desenvolveu especificações de interface para identificar como os diversos sistemas e processos se relacionam e impactam uns aos outros. Uma Matriz de Responsabilidade Conjunta foi criada para gerenciar o progresso e o sincronismo entre os vários prestadores de serviços envolvidos na implementação dos diversos sistemas de TI do aeroporto.

O planejamento diário para as companhias aéreas e aeroportos requer bancos de dados centrais que sejam capazes de interagir com as soluções de logística e de passageiros. Para as companhias aéreas, essas soluções são necessárias para a geração de cronogramas de voo, exibição da disponibilidade de assentos, gestão dos suprimentos, registro de agendamento de passageiros e controle de check-in e embarques.

Projetos de construção e expansão como o Aeroporto de Déli estão ocorrendo por toda a Índia. A política “Céu Aberto” (Open Sky) do governo indiano e o crescimento acelerado do tráfego aéreo resultaram na entrada de várias novas companhias e no aumento da frequência de voos, gerando a necessidade de construção de novos aeroportos e melhoria de infraestrutura nos existentes. A meta é desenvolver aeroportos com infraestrutura de TI flexível, com objetivo de atender às constantes demandas de mudança em logística, serviços ao passageiro e outras aplicações.

O passageiro e o aeroporto -Apesar de os aeroportos tradicionalmente focarem no manuseio de bagagens, a ênfase atual está focada na melhoria da experiência do viajante, o que leva ao planejamento e alocação de recursos em áreas como balcões, portões, esteiras de bagagem e estacionamento. Isso significa uma maior interação entre as companhias aéreas e aeroportos.

Processar passageiros de forma rápida e eficaz sem prejudicar as normas de segurança requer soluções inovadoras. Aeronaves de maior porte como o Airbus A380 de dois andares entregam ao aeroporto um multidão de passageiros de uma só vez, criando instantaneamente um desafio de processamento. Os tradicionais pontos de "gargalo" do aeroporto, tais como alfândegas e inspeções de segurança, pedem o desenvolvimento de aplicações integradas para um melhor processamento de embarque e desembarque.

As companhias aéreas e aeroportos também estão aperfeiçoando a experiência do cliente com o uso da tecnologia para simplificação dos sistemas de check-in, como terminais de autoatendimento, check-in on-line, impressão de etiquetas de bagagem por parte do próprio passageiro, e até mesmo códigos de barras que podem ser enviados diretamente para o telefone celular do cliente e depois escaneados no portão de embarque.

Como ação direta para a melhora da experiência ao passageiro nos aeroportos, a disponibilização de informação em tempo real baseada em dispositivos móveis é uma tendência irreversível: um exemplo disto foi o produto Unisys que através da integração com os sistemas de Reconciliação de Bagagem, envia mensagens de “push” aos usuários cadastrados informando a posição real da sua bagagem, com isto o usuário tem a informação, tranquilidade e o conforto na retirada da sua bagagem.

Em breve, quase todas as transações e processos que ocorrem dentro de um aeroporto confiarão, de certo modo, em sua infraestrutura de TI. A inovação está desbravando os céus da Índia e criando uma nova era para o setor, que pode ser inspiradora também para o Brasil.

. Por: Clóvis Chiaravalloti, especialista na área de transportes e diretor da Unisys para América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira