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18/01/2014 - 09:07

Otimização sucroalcooleira: tecnologia inteligente para maior lucratividade do processo produtivo

Recentes iniciativas do governo federal para controlar a inflação implicaram subsídios à gasolina, o que corroeu as receitas do setor sucroalcooleiro na comercialização do álcool. Visando a manutenção e crescimento de negócios no setor, é fundamental a implementação de estratégias para a redução de custos operacionais e o consequente aumento das margens de lucro. Para isso, a tecnologia pode ser grande aliada, por meio da otimização matemática de recursos. Casos de sucesso mostram que os projetos de otimização, quando realizados da forma correta, podem gerar uma economia de até 15% no custo operacional.

Este serviço precisa ser realizado de maneira criteriosa por fornecedores de TI que tenham experiência na área, pois cada caso tem suas próprias particularidades que devem ser contempladas em um projeto completo. Quanto mais próximo da realidade estiver o modelo matemático, mais precisa e eficaz será a solução, alcançando os objetivos necessários para o negócio.

No setor sucroalcooleiro, a otimização matemática pode ser aplicada em diferentes etapas do processo produtivo, tais como:. Plantação: Escolha da melhor variedade de cana a ser plantada conforme resistência a pragas, exigência de adubação, adaptação ao solo disponível, facilidade de colheita e transporte, entre outros fatores.

. Escolha dos melhores fertilizantes, considerando custo, composição, tipo de cana e de solo.

. Colheita: . Orientação da data exata de colheita dos canaviais administrados, considerando maximização da biomassa, minimização do custo de arrendamento de lotes, de trato químico e mecânico da terra, de carregamento e transporte, de operação da usina, entre outros.

. Criação de roteiros otimizados para colher nas diferentes frentes de corte de cana.

.Logística e transporte: .Gerenciamento da frota, considerando tipo de estrada, número de viagens diárias, custo de manutenção dos caminhões e capacidade de carga, de maneira a homogeneizar e otimizar o uso dos veículos.

. Otimização da escala de manutenção preventiva e corretiva de caminhões, utilitários e equipamentos agrícolas, tendo em mente que o tempo parado esperando pela manutenção possui um custo que pode ser reduzido ou evitado.

. Manutenção da safra e de equipamentos: . Predição da biomassa da fazenda/safra levando em conta variáveis como radiação solar, pluviosidade, temperatura, umidade do solo e fertilidade do lote, entre outras. Isso antecipa em meses a produtividade e maturação da safra, programando melhor a colheita.

. Definição do tempo ideal de uso dos equipamentos, considerando custos de manutenção, de horas paradas e valor de compra e revenda.

. Beneficiamento: . Otimização da produção de derivados, como açúcar, álcool e bagaço.

. Otimização no gerenciamento de ativos da usina, que significa melhor direcionar a produção de açúcar, etanol anidro e etanol hidratado.

. Loteamento: . Modelo que precifica o valor de um terreno a ser arrendado permitindo ao responsável pelo arrendamento de terras saber até que valor pode negociar.

Enfim, são inúmeras as possibilidades de aplicação da otimização matemática no setor sucroalcooleiro, ajudando os produtores a tomarem melhores decisões gerenciais que resultarão em diminuição de custos, redução ou eliminação de despesas desnecessárias e melhor aproveitamento de recursos. Um cálculo que garante maior lucratividade mesmo em tempos de retração do mercado.

. Por: Leandro Capitani – consultor sênior em otimização matemática e estatística aplicada da eWave do Brasil. | Perfil-A eWave do Brasil é uma empresa provedora de soluções de Tecnologia da Informação, especialista em desenvolvimento, implantação e integração de sistemas. Parte da multinacional israelense The eWaveGroup, atua desde 2006 e possui escritórios em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O rol de clientes da eWave já soma mais de 100 das principais empresas do Brasil, com nomes de peso em diversos segmentos de mercado.

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