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21/01/2014 - 08:48

A importância de um plano de negócio para as MPMEs


Planejamento é tudo ou muita coisa. Se nem mesmo na vida particular podemos nos deixar levar apenas pela maré, quem dirá no mundo corporativo. Por isso é tão importante traçar o caminho que se deve seguir rumo ao sucesso, levando em conta tudo o que pode atingir sua empresa. Para isso, entra em cena o plano de negócio.

Um plano de negócio nada mais é do que um “grande roteiro” das variáveis financeiras, de marketing, de produto etc, que vai guiar e dimensionar a nova empresa. Qualquer pessoa que visa empreender deve pautar os principais aspectos do empreendimento no plano de negócio. Possibilita ao aspirante a empreendedor ter uma visão de ponta a ponta do que o negócio é e do que pode se tornar.

Se o empresário é iniciante, é mais do que recomendável que trace o plano de negócios para ter uma visão clara da empresa. Um plano de negócio mal estruturado, ou ainda, a falta dele, implica em grandes chances de a empresa não decolar.

E na hora de montar o plano, o que seve ser definido? Abaixo, alguns pontos essenciais:
Variáveis de marketing (produto, preço, comunicação, distribuição, público-alvo, etc.);
Projeções financeiras (custos fixos e custos variáveis, custos de produção, custos com capital humano);
Análise da concorrência;
Pontos fortes e fracos;
Missão, visão e valores da organização;
Oportunidades e ameaças;
Diferenciais em relação à concorrência, entre outros.

Feito o plano, o que fazer para tornar real o que está traçado no papel? A única maneira é se propor a praticar o que foi estabelecido e colocar a mão na massa para alcançar os objetivos.

Todo final de ano, aconselho as empresas a fazerem o planejamento do ano seguinte e tentar seguir as diretrizes definidas durante os 365 dias. Traçar novas metas e, junto a elas, estratégias para alcançar esses objetivos. Um plano de negócio é muito mais do que estabelecer objetivos. Durante a sua elaboração, permite ao empreendedor a compreender as várias vertentes do seu negócio (como mercado e riscos). Além disso, ainda pode ser um apoio na apresentação da empresa a outras partes interessadas, como parceiros e investidores, e ser um guia para o desenvolvimento da companhia a curto, médio e longo prazo.

. Por: Flávio Yukio Montonaga, sócio diretor da líbero+, agência especializada em web marketing, criação de sites, SEO e redes sociais. Flávio também dá dicas sobre empreendedorismo em seu blog: Minha Micro Empresa [minhamicroempresa.com] (MME).

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