Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2007 - 09:31

Educação como foco para o desenvolvimento

Iniciativas que são exemplos na área educacional dominaram a manhã de abertura do Encontro Latino-Americano da AICE (Associação Internacional das Cidades Educadoras), realizado hoje, segunda-feira, em Belo Horizonte (MG), como parte da programação do Encontro Metrópoles - América Latina e Caribe. “Esse debate reafirma o compromisso de Belo Horizonte com a educação. Temos que superar os desafios e envolver todos os níveis de governo neste processo”, disse o secretário municipal de Relações Institucionais, Rodrigo Perpétuo, ao dar as boas-vindas aos participantes do encontro.

“Discutir a relação da educação com a cidade e integrar o trabalho com outras políticas é uma proposta da Escola Integrada, programa de Belo Horizonte que já começa a ser levado a outros municípios. É um exemplo do que se espera das cidades educadoras. Saímos da escola formal em direção ao conhecimento amplo e a reflexão mais profunda das práticas e espaços da educação”, disse o secretário municipal de Educação, Hugo Vocurca , ao destacar a importância dos espaços próximos às escolas que estão sendo transformados em locais de aprendizado.

Entre os destaques positivos do encontro da AICE, dados animadores como o da coleta seletiva de Santo André (SP) que, segundo a secretária de Educação da cidade, Cleuza Rodrigues Repulho, cobre 98% do município, graças a ações educacionais de conscientização. Para se ter uma idéia, a cidade de São Paulo – maior metrópole do país - não tem esse índice e a coleta seletiva responde por menos de 1% do lixo coletado.

Já a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva – que representou o ministro Fernando Haddad -, levantou alguns pontos problemáticos enfrentados pela educação nos municípios brasileiros. “Levantamento do Ministério revelou que faltam pelo menos 100 mil professores em nível de Educação Básica nas disciplinas de Física, Química, Matemática e Biologia”, disse. Segundo a representante do Ministério, muitos que hoje lecionam nessas matérias não têm formação adequada.

Outro ponto citado por Maria do Pilar, e que causou surpresa entre os participantes, foi a informação de que na cidade do Rio de Janeiro há mais de 20 anos não é construída uma Escola de Ensino Médio Estadual. O Encontro Latino-Americano tem atividades programadas até o dia 5 de dezembro, no Espaço Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. O evento é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, com apoio do governo federal e Banco Interamericano de Desenvolvimento. | Site www.metropoles.pbh.gov.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira