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22/01/2014 - 08:06

Terminal Portuário Santa Catarina fecha 2013 com importantes investimentos em tecnologia


E conquista da ISO 14001.

Através de investimentos direcionados, em 2013 o Terminal Portuário Santa Catarina (TESC), localizado no Porto de São Francisco do Sul, litoral Norte de Santa Catarina, buscou otimizar atividades e procedimentos internos de forma a se tornar mais competitivo. As movimentações ao longo do ano que passou demonstram o resultado dos constantes investimentos: foram mais de 77 mil TEUS, 822 mil toneladas em granéis e mais de 2 milhões de toneladas em produtos siderúrgicos. O Terminal movimentou ainda 11 mil toneladas em outras cargas. Em comparação com o ano de 2012, houve crescimento de 10,7% na movimentação de granéis e de 18,7% na quantidade de produtos siderúrgicos.

Recordes - 2013 foi marcado ainda por pontuais recordes de movimentação. Já no primeiro trimestre do ano, no início de março, o Terminal realizou o, até então, maior embarque de grãos em contêiner em uma só escala do país: 137 contêineres estufados com soja, totalizando 2,7 mil toneladas. Em julho o recorde foi na movimentação de embarcações de bobinas de aço laminadas. Consolidando a parceria de mais de uma década com o grupo ArcelorMittal, o TESC operou, em um mês, 200 mil toneladas da carga em 19 navios e barcaças.

Em agosto o Terminal voltou a bater recordes na modalidade grão em contêiner. Desta vez foram 200 contêineres estufados com soja e milho embarcados em uma só escala. O processo foi realizado por meio de uma parceria com a BR-Agri, que desenvolveu uma logística específica para esse tipo de exportação.

ISO 14001 - Além das ações voltadas para o crescimento no mercado, a administração do TESC manteve em 2013 uma preocupação constante com a sustentabilidade das operações. Em julho o Terminal obteve a certificação ISO 14001, que define as condições para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), através do qual as organizações passam a controlar sistematicamente os impactos de suas atividades ao meio ambiente e a melhorar continuamente as operações e negócios. Para atender aos requisitos da norma, foi elaborado um plano de trabalho para treinamento dos colaboradores, melhoria da infraestrutura e adequação aos procedimentos exigidos. Também foram criadas uma área coberta para vistoria de carga perigosa e uma Brigada de Emergência dentro do TESC, que já recebeu treinamento e equipamentos.

Tecnologia - Em 2013 o TESC alcançou bons resultados também em outros setores. O investimento em tecnologia foi um dos destaques: no fim de setembro o Terminal começou a operar com um novo scanner para análise de carga de contêineres. O equipamento, da SmithsDetection, possui sistema de leitura automática do número do contêiner, por meio de tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), e permite até seis modos de operação. Com ele, o Terminal consegue inspecionar até 150 caminhões por hora, o que garante automatização e maior confiabilidade nas vistorias de carga. Como o scanner utiliza tecnologia com sistema de raio-X, o TESC obteve, no fim de agosto, a licença da CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear para iniciar as operações. O investimento no aparelho foi de aproximadamente R$ 4,4 milhões.

Também foram implantados sistemas OCR para o registro automático de entrada e saída de veículos e contêineres, com identificação eletrônica das placas de licenciamento de veículos e das identificações ISO de contêineres. A adoção desse sistema representa economia e agilidade na logística portuária, reduzindo o tempo de estadia dos caminhões nos portos e promovendo um sistema de carga ágil e dinâmico através da automatização das operações de processo de entrada, além de aumentar a confiabilidade dos dados referentes às cargas.

Outro sistema instalado em 2013 que leva praticidade e comodidade aos clientes é o sistema de Gestão Portuária Openport Web, que gerencia as operações de carga geral e a granel e permite o planejamento e a programação dos recursos operacionais, navios e mercadorias. Através da coleta de dados on-line, nas operações de carga e descarga do navio e nas operações de pátio e armazém, as informações são disponibilizadas em tempo real pela Internet. Assim, o cliente ou representante legal da mercadoria pode consultar a operação, movimentação e armazenagem de sua carga via web. O sistema possibilita ainda o agendamento e acompanhamento das requisições de serviço.

Reforços - Investimentos básicos em equipamentos não fugiram da lista de reforços do TESC em 2013. Foram aplicados R$ 5 milhões em empilhadeiras e um novo funil foi adquirido no fim do ano. O equipamento tem capacidade de 50 m³ e 80 toneladas e 2 mil toneladas/hora em fluxo contínuo. Para garantir conforto aos trabalhadores, o funil possui uma cabine de operação climatizada, e controles eletro-hidráulicos das funções de abertura e fechamento das comportas de escoamento de material. Trata-se, ainda, de uma peça ecologicamente correta, pois conta com sistema de despoeiramento que reduz a emissão de partículas ao ambiente.

Recursos humanos - Além do constante envolvimento da equipe nas operações de rotina e em novos projetos do Terminal – no último ano em especial no processo para a obtenção da ISO 14001 – o TESC buscou investir em treinamentos no âmbito da segurança do trabalho. No primeiro semestre de 2013 os funcionários foram capacitados para a NR 35 (norma regulamentadora do Ministério do Trabalho que estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura). Como consequência do cuidado e da preparação da equipe, o TESC REDEX (terminal retroportuário situado a 6 km do porto de São Francisco do Sul) fechou o ano sem registrar acidentes.

Perspectivas - Uma das metas para este ano que se inicia é ampliar o atendimento às operações especiais, que são operações moldadas para atender a um determinado cliente. Outro exemplo é uma nova operação de cabotagem para o Nordeste, que movimentará uma média de 750 contêineres/mês.

Outra operação que vem atraindo novos armadores é o embarque de produto a granel (soja e milho) em contêiner. Só entre os meses de fevereiro e maio já está programado o embarque de 51 mil toneladas de soja em contêiner para a Ásia. Outra meta do Terminal é consolidar ainda mais a operação de produtos siderúrgicos, que já foi a principal carga movimentada em 2013.

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