Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2014 - 08:34

O perigo de virar um ‘atleta de verão’

O verão brasileiro é caracterizado por altas temperaturas e forte calor, e com isso as pessoas buscam praias, piscinas e parques. E com a maior exposição do corpo, existe a vontade de começar uma dieta e fazer exercícios para entrar em forma e no ritmo do verão.

O problema de iniciar as atividades físicas e dietas durante esse período é que, muitas vezes, ao observarem atletas nas praias e parques, as pessoas começam exercícios sem auxílio profissional e cometem exageros. O chamado ‘atleta de verão’ – aquele que se exercita somente de novembro a fevereiro - não consegue a evolução desejada no corpo devido à interrupção do projeto.

“Quem faz atividades físicas ou dietas sem um profissional, comete exageros e expõe seu corpo a sérias consequências. Quem malha somente no verão e só volta a praticar exercícios físicos na próxima temporada, acaba não adaptando o corpo e o condicionamento não evolui”, comenta o médico endocrinologista Mohamad Barakat.

Durante o verão, as academias ficam mais cheias, ao contrário do que acontece no inverno. “Sempre vivenciamos esse movimento de pessoas lotando as academias e embarcando em dietas milagrosas, como se apenas perder peso fosse necessário para viver bem. É necessário entender que ser magro nem sempre é sinônimo de ser saudável”, alerta o especialista.

Outra dificuldade é a alta temperatura. Os exercícios não devem ser praticados ao ar livre entre 10h e 14h. “O clima pode provocar desidratação e insolação, pois a perda híbrida é maior nesta estação, elevando o risco de tontura e mal-estar. Portanto, uma simples caminhada à beira-mar exige cuidados redobrados, como avaliação médica, alongamento, hidratação, proteção solar e roupas confortáveis”, ressalta Barakat.

Alimentação - É comum as pessoas viajarem mais no verão, devido às férias escolares e feriados e, consequentemente, durante esse período fica mais difícil manter uma alimentação saudável. “Para não extrapolar nas calorias, procure manter o horário e o formato do regime alimentar que segue cotidianamente. Recomendo o preparo de pratos rápidos com alimentos fontes de carboidrato e proteína, acompanhados de legumes e verduras crus ou cozidos, com a maior variedade possível de cores”, finaliza o médico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira