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22/01/2014 - 09:06

PSA Peugeot Citroën: as vendas mundiais atingem 2.819.000 unidades em 2013

Fatos marcantes 2013 destacam-se, as vendas mundiais de veículos montados e de unidades desmontadas totalizaram 2.819.000 unidades, apresentando um recuo de 4,9% no acumulado do ano, e as vendas de veículos montados mantiveram-se estáveis em -0,1%. Uma tendência anual que se inverteu no quarto trimestre, com uma alta de 4% das vendas de veículos montados. Nova progressão da parte das vendas efetuadas fora de Europa, para 42% ante 38% em 2012. Continuidade da estratégia de subida de gama, com as vendas de veículos premium totalizando 19%, ante 9% em 2009. Sucesso dos modelos Peugeot 2008 e 308. Sucesso dos modelos Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso. Lançamento bem-sucedido da marca DS na China. PSA Peugeot Citroën manteve a liderança em matéria de redução de emissões de CO2, com uma média de 116,2 gramas/km, ou seja, uma diminuição de 6,2 gramas em relação a 2012.

De acordo com comunicado da PSA Peugeot Citroën, em 2013, o mercado automobilístico mundial teve evoluções contrastadas. Assim, os mercados europeu e russo continuaram em queda, com uma retração de 1,6% (Europa 30) e de 5,4%, respectivamente. O mercado chinês, ao contrário, registrou um aumento de +19,1% e o mercado latino-americano cresceu +2,9%.

“Nesse contexto, as vendas mundiais do Grupo (veículos montados e unidades desmontadas) totalizaram 2.819.000 unidades, em queda de 4,9%. As vendas de veículos montados ficaram praticamente estáveis, com 2.818.000 unidades vendidas, ou um recuo de 0,1% em comparação com 2012 e um crescimento de 4% em relação ao quarto trimestre”, destaca o comunicado.

O mercado europeu apresenta uma nova queda -Após uma retração de 8,6% em 2012, o mercado europeu (Europa 30) registrou uma nova queda em 2013, de -1,6%.

Em 2013, apenas alguns mercados apresentaram alta, como a Grã-Bretanha e a Espanha (de 11% e 4,1% respectivamente).

Esses mercados em recuperação, no entanto, ainda estão muito distantes dos níveis de 2007: a Espanha alcançou 809.000 licenciamentos em 2013, ante 1.892.000 em 2007.

A França regrediu 5,5% e a Itália 7,6%, para 1.404.000 licenciamentos – o nível mais baixo desde 1979 – ante 2.739.000 em 2007.

Na Europa, com 304.000 emplacamentos de veículos VUL, o Grupo manteve sua liderança no segmento, conservando uma participação no mercado de 20,7%, praticamente estável em relação a 2012.

Nesse contexto, o Grupo privilegiou os canais de distribuição mais rentáveis e sua participação no mercado ficou em 11,94% na Europa 30, ante 12,7% em 2012.

A internacionalização do Grupo se confirma - A estratégia de internacionalização continua dando frutos: a porcentagem de veículos vendidos fora da Europa progrediu muito desde 2009. Com 42% das vendas efetuadas fora de Europa em 2013, a PSA Peugeot Citroën está alinhada com seu objetivo de realizar 50% de suas vendas fora da Europa em 2015.

China: um crescimento fortíssimo - O mercado chinês teve um crescimento de 19,1% em 2013. Nesse contexto, as vendas do Grupo cresceram 26,1%, para 557.000 unidades, ante 442.000 em 2012. A participação no mercado do Grupo ficou em 3,64%. A China é o segundo maior mercado da PSA Peugeot Citroën depois da França.

Peugeot registrou uma nova alta de 25,8%, com 272.000 unidades vendidas ante 216 000 em 2012. As vendas da Citroën progrediram 26,3%, para 285.000 unidades, ante 226.000 em 2012.

O Peugeot 3008, o Citroën C4L, lançado no começo do ano, o Peugeot 301 e o Citroën C-Elysée, propostos a partir do segundo semestre de 2013, contribuíram fortemente para o desenvolvimento comercial do Grupo na China.

Em 2014, as vendas da PSA Peugeot Citroën devem continuar a crescer, especialmente com o desenvolvimento da rede comercial em todo o território e a ampliação da oferta.

A classe média, clientela alvo das vendas do Grupo na China, representa hoje 25% da população chinesa, mas deve progredir para 40% até 2020. Para acompanhar essa evolução, o Grupo prevê uma capacidade de produção anual de 950.000 veículos em suas fábricas de Shenzhen (200.000 unidades para a CAPSA) e Wuhan (750.000 unidades para a DPCA). A construção de uma quarta fábrica da DPCA está sendo analisada.

América Latina: uma situação ainda contrastada - O mercado latino-americano (Argentina, Brasil, Chile, México) registrou uma progressão global de 2,9% em 2013, totalizando 5.937.000 licenciamentos. A análise detalhada desse número revela importantes disparidades locais.

O mercado brasileiro sofreu uma queda de 1,5%, pela primeira vez em dez anos. Essa retração ocorreu mesmo com a prorrogação, ao longo de 2013, da redução do IPI* aplicada em 2012, num momento de forte agressividade das ofertas comerciais, principalmente no segundo semestre. Entretanto, a evolução cambial na região (em relação ao €) é muito desfavorável e penaliza fortemente o desempenho econômico do Grupo.

O baixo nível de integração local das atividades do Grupo amplifica esse efeito cambial.

Nesse contexto, as vendas da PSA Peugeot Citroën na região cresceram 7% em comparação com 2012, totalizando 303.000 unidades vendidas na zona América Latina e uma participação no mercado de 4,9%. Na Argentina, o grupo PSA manteve crescimento elevado, com 140.100 emplacamentos em 2013, representando uma progressão de 25,5% em relação a 2012. O Grupo foi muito bem-sucedido nos lançamentos do Peugeot 208 e do Citroën C4 Lounge, cujas vendas já ultrapassaram as previsões. Os licenciamentos do Grupo registraram um forte aumento tanto no Chile (+31,5%) como no México (+33,4%), bem acima do crescimento dos mercados, que foi de +10,3% e +7,9%, respectivamente.

. Imposto sobre Produtos Industrializados.: Rússia: mercado automotivo em forte retração: com a economia russa atravessando um momento de desaceleração, o mercado automotivo encolheu 5,4% em 2013. A participação no mercado do Grupo caiu 0,3 ponto percentual, para 2,3%.

Em 2013, os lançamentos de veículos adaptados ao mercado - os modelos Peugeot 301 e 208 e o Citroën C-Elysée – vieram completar a oferta das marcas. O Citroën C4 Sedan, produzido localmente em Kaluga, foi lançado em junho. Com esses modelos, o Grupo poderá reforçar sua presença no mercado russo em 2014.

Resto do mundo -Graças ao sucesso dos modelos Peugeot 301 e Citroën C4L e C-Elysée, as vendas do Grupo também cresceram fora dessas três regiões, particularmente na Argélia: +6,9% e na Turquia : +7,6%.

Progressão das vendas de veículos premium -A estratégia de subida de gama do Grupo apoia-se em marcas fortes, com nichos de mercado diferenciados.

A subida de gama do Grupo traduziu-se no aumento das vendas de veículos premium*, que passaram de 505 000 unidades em 2012 para 540.000 unidades em 2013, ou 19% do volumes total de vendas.

Os veículos dotados da tecnologia híbrida a diesel « Hybrid4 » contribuem para a subida de gama das marcas: na Europa, eles representam 11% das vendas do Peugeot 3008, 16% das vendas do Peugeot 508 e 34% do Citroën DS5.

No total, o Grupo vendeu, em 2013, 24 319 veículos híbridos, passando a ocupar a segunda posição nas vendas de veículos híbridos na Europa.

Os veículos Premium oferecem uma série de características de referência no segmento (prazer de dirigir, segurança, qualidade do acabamento, conectividade, conforto,...) e reúnem modelos diferenciados dos segmentos A, B e C (Peugeot 207CC, 2008, 308CC, RCZ, 3008, 4008 e Citroën DS3, DS3 Cabrio, DS4, C4-AIRCROSS), assim como modelos dos segmentos D e E (Peugeot 508, 407 e Citroën DS5, C5, C6).

Lançamentos bem-sucedidos -Em 2013, a PSA Peugeot Citroën foi bem-sucedida no lançamento de novos veículos.

O crossover urbano Peugeot 2008, lançado na primavera passada, e o novo Peugeot 308 obtiveram resultados que foram além dos objetivos, com 82.000 e 3. 000 pedidos, respectivamente.

No caso da Citroën, os novos C4 Picasso e Grand C4 Picasso, com 58.000 pedidos, permitiram dinamizar os resultados da marca.

Redução das emissões de CO2: PSA Peugeot Citroën lidera e se antecipa às normas europeias

O Grupo continua reduzindo as emissões de CO2 de seus veículos e se consolida como um dos líderes europeus nessa área. Com uma média de emissões de CO2 de 116,2 g por km* em 2013, ante 122,4 g de CO2 por km em 2012, o Grupo já ultrapassa os objetivos fixados por Bruxelas para 2015 (130 g CO2 / km).

* Dados atualizados no final de novembro de 2013: 55,3% dos veículos vendidos pelo Grupo na Europa emitem menos de 111 g CO2 / km, contra 39,1% em 2012.

A redução das emissões de CO2 é ilustrada pelas novas tecnologias que foram desenvolvidas e lançadas ao longo de 2013: .A plataforma modular de última geração EMP2 introduzida em 2013 nas fábricas de Vigo, no novo Citroën C4 Picasso e de Sochaux, no novo Peugeot 308. Essa nova plataforma possibilitará o desenvolvimento de silhuetas diversificadas nos segmentos C e D, com desempenhos incomparáveis, sobretudo em matéria de emissões de CO2.

. As motorizações térmicas otimizadas graças à família de motores de 3 cilindros a gasolina, incluindo as versões Turbo PureTech 110 e 130 cv, lançadas no fim de outubro no centro de produção Française de Mécanique.

. A exclusiva tecnologia de despoluição Diesel Blue HDi, para atender à norma Euro 6 e reduzir as emissões de óxido de nitrogênio do motor Diesel para o nível do motor a gasolina. Essa nova linha de escapamento lançada no final de 2013 no Peugeot 508 e no Citroën C4 vai progressivamente equipar a gama de veículos a diesel ao longo do ano de 2014.

. As tecnologias híbridas com a generalização da segunda geração do Stop & Start e-HDi nas gamas a diesel da Peugeot e da Citroën.

. A tecnologia híbrida a diesel « Hybrid4 » que prossegue seu desenvolvimento na Europa, equipando mais de 50.000 veículos Peugeot e Citroën que foram comercializados desde seu lançamento.

. PSA Peugeot Citroën: vendas mundiais 2012 e 2013 (VP + VUL): . *Europa: UE + EFTA + Croácia + Bósnia + Kosovo + Macedônia + Montenegro + Sérvia;

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