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22/01/2014 - 09:13

Aplicativos para táxis: benefícios também para as empresas

Em São Paulo, cidade com mais de 18 milhões de habitantes, com trânsito complicado e transporte público deficiente, iniciativas que facilitem a mobilidade das pessoas têm tudo para dar certo e tornarem-se um sucesso. Vivemos na era da praticidade e da instantaneidade e, a todo momento, as pessoas buscam caminhos que ajudem a diminuir essa sensação de que o tempo é um bem cada vez mais escasso. No meio corporativo, soma-se a este cenário o foco cada vez mais intenso em ganho de produtividade e redução de custos. Atingir estes objetivos não é tarefa fácil. Mas, hoje, com os avanços tecnológicos, alguns serviços, simples e fáceis, podem ajudar a melhorar essa perspectiva.

Um setor que tem passado por uma verdadeira revolução é o de serviços de táxi. Até há bem pouco tempo, o passageiro ligava para uma empresa ou ponto de táxi, solicitava a corrida e ficava aguardando pacientemente o taxista vir lhe atender, sem saber ao certo se a estimativa de tempo passada pela atendente era real. Em São Paulo, o tempo médio de espera por táxis de cooperativas é de 45 minutos. Atualmente, com o chamado online, o pedido é atendido quase que instantaneamente. Depois de confirmada a solicitação, a espera por um táxi é de aproximados 10 minutos.

De acordo com a realidade e a área de atuação da empresa, sabemos que é inviável ter um carro só para transportar funcionários. Gastos com seguro, IPVA, licenciamento, combustível, manutenção, multas e estacionamentos podem diminuir o lucro da corporação. Preparar a papelada do veículo também demanda muito tempo. Em companhias que não possuem frota, o uso do táxi é inquestionável e inevitável. Porém, até poucos anos, as opções para gestão destes gastos eram limitadas. Hoje, com os investimentos em tecnologia, os sistemas de localização de táxi pela Internet já são realidade e contribuem não só para agilizar a localização do taxista mais próximo como também na gestão de gastos com esse tipo de transporte.

Além de solicitar o veículo mais próximo por meio de um aplicativo, as empresas também podem fazer acordos com companhias que ofereçam serviços diferenciados, como relatórios e monitoramento das corridas via Internet. Todo o processo de atendimento é monitorado por uma central de atendimento que, normalmente, funcionam 24 horas, todos os dias do ano. Atualmente, existem empresas de solicitação de táxi pela Internet que disponibilizam um mapeamento, em tempo real, da localização exata do taxista. O funcionário pode acompanhar se o carro que irá buscá-lo está próximo ou não.

Os relatórios - a maioria deles disponibilizada também via Internet - apresentam dados detalhados das corridas realizadas pelos funcionários. Há informações sobre o dia da corrida, hora, trajeto, quilometragem percorrida e até o custo por quilômetro rodado que evita o uso indiscriminado de táxi pelos funcionários, que muitas vezes, os utilizam para fins particulares e põem o valor da corrida na conta da empresa. O empresário ou responsável na empresa pode gerar, quando quiser, relatórios em PDF ou Excel, contendo todas as informações que deseja sobre cada corrida. Tal controle possibilita uma melhor auditoria e aponta possíveis fraudes ou erros que podem ocorrer em relação aos valores.

Para as empresas que possuem muitos setores internos ou que precisam separar os custos operacionais por departamento como, por exemplo, escritórios de advocacia ou de engenharia, o sistema disponibiliza a opção de emitir os relatórios das corridas realizadas por centro de custo, cliente ou projeto.

A facilidade de pagamento é mais um quesito que precisa ser considerado. Algumas empresas já usam o chamado e-voucher, que garante mais agilidade nos processos internos, o funcionário não paga nada ao taxista — quem acerta as contas é o sistema de contratação de serviços de táxi, responsável por cobrar a fatura de seus clientes e repassar o dinheiro aos motoristas. O boleto eletrônico dispensa o uso de dinheiro, cartão ou papel e diminui o risco de erros comuns em boletos de papel, no preenchimento ou até na perda do documento. Além de reduzir as etapas pelas quais o boleto passa desde que é usado pelo passageiro até ser pago pela empresa, extingue a necessidade da produção de relatórios para reembolso de despesas.

Mesmo para ações simples do dia a dia, como chamar e gerenciar gastos com táxi, já existem soluções disponíveis que atendem pequenas, médias ou grandes empresas e conseguem, de forma muito prática, contribuir para esta busca incessante e necessária de ganho de produtividade.

. Por: Nathan Ribeiro de Vasconcelos,Diretor Executivo da e-flows.

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