Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2014 - 07:23

Nissan e FedEx Express testam o furgão 100% elétrico Nissan e-NV200 no Brasil


A avaliação faz parte do programa mundial de testes que é realizado conjuntamente pela Nissan e pela FedEx desde 2011. Pela primeira vez, o Nissan e-NV 200 100% elétrico é testado nas Américas. A escolha do Brasil demonstra a importância do mercado interno. Como parte da plataforma EarthSmart da FedEx, a iniciativa explora o uso de veículos elétricos pela empresa. O furgão e-NV200 começará a ser produzido em série este ano, e será o segundo veículo elétrico lançado mundialmente pela Nissan.

São Paulo/Rio de Janeiro – A Nissan Motor Co., Ltd., e a FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE:FDX) e a maior empresa de transporte expresso do mundo, começam a testar o Nissan e-NV200, um veículo comercial leve 100% elétrico, em situação real no Brasil. O teste, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, onde fica a sede da Nissan no País, faz parte do programa global de avaliação e do programa de desenvolvimento do veículo, que está sendo realizado conjuntamente pelas duas empresas. Esta será a primeira vez que o modelo rodará no continente americano. Até o momento, a parceria viabilizou testes com o e-NV200 no Japão, no Reino Unido e em Cingapura, e, em breve, testes serão realizados também nos Estados Unidos.

O programa de avaliação une duas empresas fortemente comprometidas em reduzir os impactos ambientais de suas operações em todo o mundo. A escolha do Brasil para integrar o programa de avaliação do e-NV200 demonstra a importância do País para as empresas, que buscam crescer suas operações locais de maneira sustentável. A Nissan, por exemplo, prepara-se para inaugurar uma de suas fábricas mais sustentáveis do mundo em Resende, no estado do Rio de Janeiro. “A oportunidade de testar o e-NV200 no Brasil é uma prova de que veículos 100% elétricos são também uma opção viável no mercado local. Além disso, nós estamos testando 25 unidades do carro elétrico LEAF por meio de um projeto-piloto de táxis nas cidades do Rio e de São Paulo, e também como veículo policial no Rio de Janeiro, com a utilização de duas unidades pela Polícia Militar na cidade”, diz François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

“Como líder global na utilização de veículos elétricos no setor de transporte e logística, a FedEx está comprometida em trazer alternativas inovadoras e diferentes ao mercado, a fim de encontrar as melhores soluções para reduzir a emissão de CO2 e aumentar a eficiência operacional da companhia”, afirma Mike Murkowski, vice-presidente sênior de operações da FedEx Express para a América do Sul. Em dezembro, a companhia colocou seis veículos elétricos em circulação, nas operações do Rio de Janeiro e de São Paulo. A introdução do carro elétrico na operação brasileira faz parte da EarthSmartR, plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx desenhada para conduzir o compromisso ambiental da empresa nas comunidades onde atua.

Para os testes de campo, a Nissan está fornecendo um furgão e-NV200 que será usado como veículo de entrega pela FedEx Express por cerca de um mês. Após esse período, as empresas avaliarão o potencial do modelo para a entrega de cargas. Os resultados obtidos contribuirão significativamente para o desenvolvimento da versão de produção em série do e-NV200, que começará a ser feita este ano na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha.

Segundo veículo global 100% elétrico da Nissan -Após o LEAF, o e-NV200 será o segundo veículo elétrico (VE) a ser globalmente comercializado pela Nissan. A van compacta reforça a liderança da Nissan em mobilidade com emissão zero e representa um grande avanço no segmento de veículos comerciais.

O modelo 100% elétrico oferece as mesmas características de versatilidade, funcionalidade e praticidade do modelo-base, a van compacta NV200. Oferece, ainda, um desempenho único graças ao trem de força- base do Nissan LEAF. O motor elétrico é o mesmo, alimentado por uma bateria de íons de lítio.

Com tração dianteira, o e-NV200 oferece aceleração excepcionalmente suave e tranquilidade, características que são apenas comuns a veículos elétricos, mantendo as emissões zero de CO2, comparado a aproximadamente 140g de CO2/km emitidos por veículos com motores de propulsão a gás. Além disso, 80% da capacidade total da bateria podem ser rapidamente carregados em 30 minutos.

O modelo oferece uma vasta gama de utilizações para diferentes negócios, com o seu sistema de telemática avançada e a fonte de alimentação no compartimento de carga, que permite ligar equipamentos externos. A disposição inteligente dos módulos da bateria garante ampla área para carga, que é um fator fundamental para um veículo comercial leve. Além disso, o e-NV200 apresenta excelente custo de propriedade, item muito importante para empresas, o que garante alta atratividade.

FedEx: Frota mundial de VE -A FedEx possui atualmente 167 veículos elétricos e 365 híbridos elétricos nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão, China e Brasil. Até o final deste ano fiscal (maio de 2014), a empresa terá aumentado essa quantidade para 222 e 393, respectivamente. De 2005 a 2012, a introdução desses tipos de carro na frota fez com que a companhia economizasse aproximadamente 2,4 milhões de litros de combustível.

Iniciativas como essas, alinhadas a outras, como a adoção do veículo certo para cada rota, a compra de veículos com motores bem dimensionados e a incorporação de veículos leves à frota, fizeram com que a FedEx avançasse rapidamente no alcance de sua meta de aumentar a eficiência energética de sua frota e revisasse, no início de 2013, seu objetivo inicial de melhoria de 20% para 30% até 2020.

Perfil - A FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo entrega rápida e confiável para mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e horário definido, com garantia de reembolso do valor do frete.

Perfil - A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 45 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada como uma das mais admiradas e confiáveis empregadoras do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários a permanecerem “absoluta e positivamente” focados na segurança, no mais alto padrão ético e de profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam.

Nissan no Brasil -Crescendo significativamente nos últimos anos, a Nissan está no Brasil desde 2000 e tem como objetivo atingir 5% de participação de mercado até 2016. A Nissan do Brasil opera hoje com 166 lojas em todo o País, e tem planos de aumentar esse número para 240, até 2016. Há 10 anos produzindo em São José dos Pinhais, Paraná, a Nissan anunciou o investimento de R$ 2,6 bilhões para a construção de uma nova fábrica no País, em Resende, estado do Rio de Janeiro. A planta está prevista para entrar em operação em 2014 e terá capacidade de produzir 200 mil carros por ano, entre eles os modelos compactos March e Versa.

Reforçando seu comprometimento com o País, a Nissan do Brasil será a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ e dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016™ na categoria automóveis. Essa parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.500 veículos de diversos tipos que atenderão às necessidades dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ e do Time Brasil. Essa frota priorizará energia limpa (etanol ou eletricidade), apoiando os esforços do Comitê Organizador Rio 2016™ para atingir as metas de sustentabilidade dos Jogos.

A Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automotiva japonesa, está sediada na cidade de Yokohama, no Japão, e compõe a Aliança Renault-Nissan. Operando com mais de 236 mil funcionários globalmente, a Nissan vendeu mais de 4,9 milhões de veículos e gerou uma receita de 9,6 trilhões de ienes (US$ 116,16 bilhões) no ano fiscal de 2012. A Nissan entrega uma ampla gama de mais de 60 modelos sob as marcas Nissan e Infiniti. Em 2010, a Nissan apresentou o Nissan LEAF e continuou a liderar o conceito de mobilidade com zero emissão. O LEAF, o primeiro veículo desenvolvido para o mercado de massa puramente elétrico, lançado globalmente, é agora o VE mais vendido da história. [www.nissan-global.com/EN].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira