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23/01/2014 - 08:21

Vendas de medicamentos genéricos crescem 15,8% em 2013 e movimenta R$13,6 bilhões, aponta PróGenéricos

Participação de mercado bate recorde e atinge a marca de 27,3% no acumulado do ano.

O mercado de medicamentos genéricos registrou, em 2013, crescimento de 15,8% no volume de unidades vendidas em comparação a 2012. Foram comercializadas 786,9 milhões de unidades frente aos 679,6 milhões registradas no ano anterior. De acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), a evolução ficou dentro do esperado pela entidade que previa crescimento anual entre 15% e 20%.

Em valores, as vendas do segmento movimentaram R$13,6 bilhões no ano passado, montante 22% superior aos R$ 11,1 bilhões aferidos em 2012. O valor, auditado pelo IMS Healt, não considera os descontos de mais de 50% oferecidos pela indústria ao varejo e se baseia nos registros de preços feitos pelos laboratórios na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

O segmento de genéricos cresceu acima do mercado total de medicamentos que evoluiu 11,6% no período, movimentando 2,8 bilhões de unidades contra 2,6 bilhões em 2012. Em valores, a evolução dos genéricos também superou o resultado alcançado por toda indústria. O mercado total apresentou crescimento de 16%, referente a vendas que somaram R$57,6 bilhões frente a R$49,6 bilhões no ano passado.

Para Telma Salles, presidente da PróGenéricos, os resultados mostram que os genéricos seguem atraindo os consumidores brasileiros por meio de uma ´política pública consistente que reúne preço baixo aliado a qualidade. “Os genéricos conquistaram os consumidores brasileiros de todas as classes. Eficazes, seguros e indiscutivelmente mais baratos que os produtos de referência, não apenas estão entre os produtos mais prescritos pelos médicos brasileiros como também são os substitutos mais adequados para os produtos de referencia indicado nas receitas”, explica a executiva.

Prestes a completar 15 anos no Brasil, no próximo mês de maio, os medicamentos genéricos vem cada vez mais permitindo que pacientes de doenças crônicas possam se tratar. “Dos 10 medicamentos genéricos mais vendidos, 7 são destinados ao tratamento de doenças crônicas”, diz Salles.

Desde que os genéricos surgiram no mercado brasileiro, em 2001, as vendas da indústria farmacêutica brasileira cresceram 84% em volume (2,8 bilhões em unidades frente 1,2 bilhão em 2001). “O papel do genérico como regulador de preços e única categoria com a prerrogativa de substituir os medicamentos de referencia nas receitas médicas trouxe milhares de consumidores que antes estavam excluídos do mercado”, informa a executiva. “Os genéricos promoveram forte competição entre as indústrias do setor e permitiram também a disponibilidade de novos produtos. Qualquer mudança nessa política deve ser pensada com cuidado”, conclui.

ProGenéricos - Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) é uma entidade que congrega os principais laboratórios que atuam na produção e comercialização medicamentos genéricos no país.

Sem fins lucrativos, a entidade tem como principal missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil através da consolidação e ampliação do mercado de genéricos.

Juntas, as associadas da PróGenéricos concentram aproximadamente 90% das vendas do segmento de genéricos no país. Articulando-se com diversos setores da sociedade, instituições de ordem pública e privada, a Pró Genéricos canaliza as ações de suas associadas, dando densidade ao debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país. [www.progenericos.org.br].

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