Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2007 - 07:37

VIA Technologies aposta em mainboards para TI Verde

Componentes economizam energia elétrica e evitam emissão de calor.

A VIA Technologies mantém sua prioridade em TI verde com as mainboards VIA pc2500 e pc3500 para aliar alta eficiência em termos de consumo de energia e zerar emissão de carbono (CO2) com segurança de hardware com o avançado processador VIA C7-D para desktops. A novidade reúne um amplo conjunto de funcionalidades de mídia digital e aprimorada conectividade dos chipsets VIA para a oferta de uma plataforma flexível e de alto desempenho. Além de desenvolver tecnologias limpas, a companhia ainda realiza investimentos verdes em várias partes do mundo para geração de energia alternativa a combustível fóssil.

“Aumenta a cada dia o papel dos sistemas de TI na emissão de carbono gerada pelo setor público”, afirmou Richard Brown, vice-presidente de marketing corporativo da VIA Technologies. “Dos thin clients aos laptops, desktops e agora os novos dispositivos ultraportáteis, as plataformas de processadores da VIA construíram uma reputação de ótimo desempenho por watt e operação silenciosa, permitindo que os sistemas ajudem as empresas a reduzir custos operacionais e o impacto sobre o meio-ambiente”.

A plataforma VIA pc2500 é totalmente compatível com os sistemas operacionais Microsoft Windows XP/2K/CE e Linux, combinando chips de silício de próxima geração, altas propriedades térmicas e físicas e avançadas características de consumo de energia, segurança e desempenho necessárias para as aplicações de produtividade, ensino e entretenimento. Além de ser compatível com estes sistemas operacionais, a plataforma VIA pc3500 ainda combina avançadas funcionalidades multimídia como IGP VIA Chrome9 HC e acelerador 3D DirectX 9.0 com mecanismo de vídeo Chromotion 3.0.

VIA Carbon Free Computing - Com consumo médio operacional de apenas 2 watts e máximo de 20 watts, o processador para desktops VIA C7-D foi desenvolvido para atender à nova geração de usuários interessados em restringir o impacto das suas ações sobre o meio-ambiente. A VIA trabalhou com especialistas ambientais para calcular a eletricidade utilizada pelo processador e determinou a quantidade de dióxido de carbono que será produzida pela queima de combustível fóssil como nas usinas, e finalmente trabalhou junto com organismos regionais lançando projetos que visam compensar essas emissões de dióxido de carbono.

A compensação do dióxido de carbono gerado com o uso do C7-D é possível graças a projetos em várias categorias, como por exemplo, o reflorestamento pela plantação de árvores que absorvem dióxido de carbono enquanto crescem em diferentes partes do mundo. Outra solução é a energia alternativa, alcançada com a implementação de projetos com energia alternativa, como a solar. Nesse caso, as usinas não precisam queimar tanto combustível fóssil, reduzindo a quantidade de dióxido de carbono liberada na atmosfera. A preservação ambiental também é conseguida em projetos que protegem o meio-ambiente através de doações a grupos que atuam na preservação de áreas verdes e outros ecossistemas.

"Desde o lançamento do nosso primeiro processador em 2001, a VIA lidera o mercado com plataformas x86 muito eficientes em termos de consumo de energia e viabilizam novas gerações de dispositivos bastante econômicos", destaca Brown. "Compensando o CO2 gerado por um componente já com baixo consumo de energia, esperamos oferecer um ambiente computacional sustentável que permita aos órgãos do governo, empresas e às pessoas reduzirem efetivamente a emissão de carbono no mundo."

Investimento verde - O investimento mais recente da VIA é uma fazenda de energia eólica de 30,4MW na Turquia: Anemon Enerji. A nova usina se compõe de estrutura que conecta 38 turbinas de vento e com emissão antecipada de 108.000MWh de energia por ano, e deve reduzir o equivalente a 74.700 toneladas de emissão de CO2 ao ano. Sem investimentos como esse feito pela VIA a operação da fazenda de energia eólica e os conseqüentes benefícios ao meio-ambiente, seriam inviáveis.

Anemon Enerji foi certificada com The Gold Standard, que reconhece os melhores projetos no campo de projetos voltados ao desenvolvimento de tecnologias limpas (CDM,Clean Development Mechanism), Implementação Conjunta (JI, Joint Implementation) e iniciativas ambientais voluntárias. Mais de 49 organizações não-governamentais como o Greenpeace, REEEP e WWF International seguem o modelo Gold Standard.

A VIA também investe em projetos de reflorestamento no Reino Unido e implantou centros de tecnologia da informação e comunicação movidos a energia solar em todo o mundo, inclusive na Ulutogia (Samoa) e em Bourem Inaly (Mali). Esses projetos não apenas beneficiam o meio-ambiente reduzindo as emissões de CO2 na atmosfera como também atendem as comunidades locais com acesso à informação, preenchendo de certa forma o divisor tecnológico entre as nações em desenvolvimento.

A Via Technologies é o principal fornecedor mundial de chipsets, processadores x86 de baixo consumo de energia, conectividade avançada, multimídia, rede e armazenamento em silício, além de soluções completas de plataformas que estão permitindo inovações para os mercados de PC e sistemas incorporados. Com sede em Taipei (Taiwan), a rede global da Via liga os centros de alta tecnologia dos EUA, Europa e Ásia. Sua base de clientes inclui os principais OEMs do mundo, fabricantes de placas-mães e integradores de sistemas. No Brasil, tem escritório sede para o Cone Sul. Atualmente, é a segunda maior marca em vendas de chipsets no mundo e disponibiliza plataformas completas em chips para PC´s. Além de GSM (sistema móvel global), CDMA (Acesso múltiplo por divisão de código paras acesso 3G), redes sem fio 802.11, Ethernet, USB, suporte para TV de alta definição. | Tel.: (11) 6783-8134, e-mail [email protected] | www.via.com.tw

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira