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24/01/2014 - 07:51

Ceasa-RJ ganha ponto de atendimento do Sebrae


Unidade oferecerá orientação jurídica e cursos aos funcionários da central de abastecimento.

A Ceasa-RJ (Centrais de Abastecimento do Estado do Rio) ganhou no dia 23 de janeiro (quinta-feira), um escritório do Sebrae, que funcionará no Mercado Produtor de Irajá, na Zona Norte. Com a proposta de auxiliar os profissionais do ramo de abastecimento que atuam no local e nos bairros vizinhos, a nova unidade oferecerá orientação jurídica e consultoria gratuita em relação a todos os aspectos da gestão empresarial, abrangendo desde a construção de plano de negócios e gerenciamento das áreas financeira e comercial até projetos de reforma de lojas e de criação de embalagens.

O ponto de atendimento também disponibilizará cursos de qualificação para empresários e funcionários, como, por exemplo, curso de técnica de vendas; de atendimento ao cliente; de controle financeiro; além de oficinas de manipulação de alimentos e de formação de preço.

“O apoio do Sebrae é muito importante para desenvolver as práticas comerciais do Ceasa, que tem 40 anos de existência. Queremos investir na requalificação do mercado como um todo, assim como ocorreu com a Cadeg (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara), e aprimorar todas as etapas da cadeia produtiva, desde boas práticas de comércio até rotulagem de produtos”, explicou o presidente da Ceasa, Leonardo Brandão.

O Sebrae já funcionava, desde 2012, em um estabelecimento provisório no Mercado de Irajá, mas agora passa a ocupar um espaço oficial e definitivo na loja 12 do prédio de Administração do local. Resultado da parceria entre o Sebrae e a Ceasa, o escritório vai atender um universo de 800 empresas de pequeno porte, 1.953 microempresas e 1.852 microempreendedores individuais.

Modernização dos negócios: “O mercado está cada vez mais competitivo e, atualmente, não há mais espaço para gestão informal. Para isto, é necessário haver uma gestão empresarial, com controle de estoque, livro caixa e sistema organizado de entrada e saída. O Sebrae tem condições de ajudar os comerciantes, microempresários e produtores rurais do Ceasa a reestruturar e modernizar seus negócios, aumentando seus lucros” afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto.

Para o diretor do Sebrae-RJ, Evandro Peçanha, o novo ponto de atendimento visa estreitar os laços com empresários e trabalhadores, ajudando a desenvolver suas áreas de atuação.

“O Ceasa Grande Rio é o segundo maior polo de abastecimento da América Latina e é um grande gerador de emprego e renda. A ideia é que os empresários, funcionários e microempreendedores do local e da vizinhança busquem nossos serviços, porque podemos ajudá-los a expandir seus negócios, solucionar problemas empresariais e até abrir um empreendimento próprio “disse o diretor.

Sócia de um restaurante self-service no Ceasa, Laura Martins solicitou, no ano passado, o apoio do Sebrae para reformar o interior do estabelecimento. Satisfeita com o resultado da obra, elogiou a instalação de um escritório fixo.

“Uma arquiteta do Sebrae nos ajudou a desenvolver um projeto que permitiu um melhor aproveitamento do espaço do restaurante, criando uma atmosfera moderna mas, ao mesmo tempo, confortável e aconchegante. O resultado foi excelente e, oito meses após a obra, o número de fregueses aumentou muito. Fico muito feliz com a criação de um escritório permanente no Ceasa, porque todos os comerciantes e produtores terão facilidade para acessar os serviços do Sebrae e poderão melhorar seus negócios, assim como aconteceu comigo”, afirmou a empresária.

Já a gerente-geral da União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio (Unacoop), Margarete Teixeira, destacou que o Sebrae vai exercer um papel importante na orientação de pequenos produtores rurais.

“Os pequenos produtores não têm muito acesso à informação, e a presença do Sebrae no Ceasa vai servir para fornecer orientações e esclarecer dúvidas importantes em relação a cadastramentos para crédito bancário, no procedimento de emissão de notas fiscais e até no processo de rotulagem e de embalagens de produtos”, disse a gerente.|Esther Medina.

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