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25/01/2014 - 06:12

Eduardo Parente é o novo presidente da Prumo

A Prumo informou no dia 23 de janeiro (quinta-feira), ao mercado que Eduardo Parente é o novo presidente da companhia. O executivo, que assume o cargo em fevereiro, substitui Eugênio Figueiredo, que acumulava interinamente o cargo de presidente. Eugênio continua como diretor financeiro e de relações com investidores da empresa.

“A entrada de Eduardo Parente marca o inicio de uma nova fase da Companhia, com mais disciplina, planejamento e pragmatismo, além de concluir o processo de mudança de controle para o Grupo EIG. A sua experiência em gestão e logística irá contribuir para a Prumo se transformar em referência em logística no Brasil com a entrada em operação do Porto do Açu”, disse Figueiredo.

Antes de atuar na Prumo, Eduardo Parente foi presidente da MRS por mais de quatro anos, além de ter atuado também como presidente do Conselho de Administração da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) de 2011 a 2013. Anteriormente, o executivo foi sócio, por nove anos, da McKinsey & Company, onde atuou em diversos países, principalmente nas indústrias de mineração, bens duráveis e transportes. Anteriormente, trabalhou na área de marketing da empresa de Navegação Aliança S/A.

Eduardo Parente é engenheiro de produção, formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com MBA pela Stern School of Business da Universidade de Nova York.

Controle -A Prumo é controlada pelo Grupo EIG, que assumiu o controle da companhia por meio da participação em operação de aumento de capital privado, no valor de R$ 1,3 bilhão. Atualmente, o Grupo EIG detém 53% do capital da companhia. Eike Batista, continua um acionista relevante, com aproximadamente 21%.

O Grupo EIG é um fundo de infraestrutura que já investiu, em seus 31 anos de história, cerca de US$ 15 bilhões no setor através de mais de 280 projetos ou companhias, em mais de 33 países em 6 continentes.

Porto do Açu -Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações, o Porto do Açu está em construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento, que já recebeu investimentos de R$ 4,7 bilhões, é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).

O T1 será composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. Destes, a ponte, 2 píeres para minério de ferro, o píer de rebocadores, o canal de acesso e a bacia de evolução já estão concluídos. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o segundo semestre deste ano.

O T2 está sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que contará com 6,5 km de extensão e 300 metros de largura. No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro gusa, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo.

Com características únicas, como grande profundidade, localização estratégica e infraestrutura eficiente, o Porto do Açu se apresenta como a principal solução para a instalação de empresas do setor de O&G. No Porto poderão ser instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para as operações offshore de E&P e polo metalmecânico dedicado à indústria de Petróleo e Gás.

O início de operação do Porto do Açu está previsto para o 1º semestre de 2014, com a operação de unidades dos nossos clientes já instalados no canal do T2 (Terminal Offshore).

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