Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2014 - 06:19

Silicone no protetor solar garante respiração da pele e ajuda a repelir areia

Produto também melhora aplicabilidade de cremes e é capaz de repelir a água.

Para proteger a pele do sol neste que está sendo o verão mais quente dos últimos dez anos só mesmo usando protetor solar. O mercado oferece várias marcas, mas além do fator de proteção adequado para cada tipo de pele, outro cuidado essencial é verificar se o produto tem silicone na fórmula. É o silicone, também chamado de “dimeticone”, que torna o produto resistente a água e permite espalhar o filtro solar com facilidade na pele, garantindo que ele seja mais facilmente aplicado pelo consumidor.

Isso é possível porque o silicone é, ao mesmo tempo, naturalmente repelente à água e comedogênico, isto é, não causa a obstrução dos poros, o que permite a “respiração” normal da pele. “Além disso, como o silicone reduz a ‘pegajosidade’, típica de cremes oleosos, e baixa tensão superficial, ele pode atuar como um repelente, auxiliando com o efeito de ‘livre areia’”, afirma Lucas Freire, coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Associação Brasileira da Indústria Química(Abiquim).

Como melhora o espalhamento dos protetores solares, o silicone garante que a pele seja uniformemente protegida. Ele também é capaz de reduzir a oleosidade e melhorar a resistência ao suor. Por ser uma substância capaz de assumir diferentes formatos, como fluídos, borrachas, emulsões, resinas, pastas e graxas, o silicone pode ser encontrado em protetores solares em formato de cremes e sprays, hidratantes labiais e loções para o corpo e pós-sol.

Por ser um produto não comedogênico, o silicone agrega valor não só aos protetores solares, mas a diversos cosméticos. “Muitos produtos causam cravos e espinhas porque obstruem os poros. O uso de silicone na fórmula desses produtos permite que a pele continue respirando”, diz Freire. Dada essa característica, a substância é usada também em cremes hidratantes e nos primers, que preparam a pele para receber maquiagem, ajudando a mascarar os poros dilatados. A grande maioria dos primers possui silicone, o que dá aquele aspecto aveludado à pele.

Versátil, o silicone está presente também nos cuidados ao cabelo, que são danificados pela exposição excessiva ao sol e maresia nesta época do ano. Presente em diversos produtos, o silicone promove brilho, redução do frizz, mantem a coloração além de proteção térmica e contra raios UV o que garante suavidade e maciez. “Boa parte da eficácia dos shampoos, condicionadores e demais cremes para cabelo na proteção e reparação dos fios se deve ao uso do silicone”, afirma Freire.

Por isso, antes de adquirir qualquer cosmético veja na fórmula se o silicone está presente entre os seus ingredientes. Lembre-se, ele pode estar indicado por meio de outros nomes, como dimeticone.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira