Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2014 - 06:27

Com números de vítimas de infarto crescente entre os jovens, especialista alerta sobre fatores de risco

Má alimentação, estresse e sedentarismo são os vilões; mudança nos hábitos pode ajudar na prevenção da doença.

O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) apontou um aumento de 13% no número de internações de jovens por infarto no último ano. O dado preocupa, pois, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença é a maior causa de mortes no mundo, chegando a 17 milhões de vítimas no ano. No primeiro semestre de 2013, segundo dados do Ministério da Saúde, 427 pessoas entre 15 e 29 anos foram internadas com problemas cardíacos.

O cardiologista da Life Clínica, Dr. Marcelo Rodrigues, afirma que maus hábitos alimentares e estresse são algumas das causas do infarto e orienta sobre a prevenção da doença. “Muitos jovens, além de não se alimentarem direito, ficam muito estressados com a rotina de trabalho e estudo, além de não praticar exercícios físicos regularmente”, aponta.

As drogas também influenciam diretamente nas complicações do quadro. “Energéticos, bebidas alcoólicas, anabolizantes e outras substâncias estimulantes trazem um risco muito grande. Elas aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial”, explica o cardiologista.

Algumas mudanças nos hábitos podem contribuir para a melhora da qualidade de vida, além de minimizar os riscos do infarto. “Parar de fumar, alimentar-se corretamente e controlar doenças como hipertensão e diabetes é fundamental”, recomenda.

Apesar do risco em qualquer idade, o médico explica que os adultos mais velhos desenvolvem mecanismos de defesa. Por isso, a mortalidade entre os jovens é ainda maior. “As veias são como canos e ocorre a vasodilatação, que é o aumento do diâmetro delas. O corpo do jovem ainda não tem essa capacidade de aumentar o diâmetro do vaso ou de abrir passagens colaterais”, exemplifica o clínico.

Alguns dos sintomas mais conhecidos são a dor no peito, dificuldade de respiração, fraqueza e tontura. Em caso de suspeita, o médico orienta como deve proceder aos primeiros socorros. “É preciso manter a vítima deitada, afrouxar as suas roupas e não dar nenhum medicamento, água ou alimento, pois ela pode vomitar. Feito isso, o resgate precisa ser chamado com urgência”. O socorro precisa ser rápido. “Quanto mais cedo a vítima for atendida, maiores as chances de recuperação”, alerta.

O infarto ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, podendo o músculo sofrer danos ou morrer.

Perfil de Marcelo Rodrigues (CRM 12.9799)-Marcelo Rodrigues é formado em medicina pela Universidade São Francisco. O profissional é especialista em cardiologia, tendo como diferencial pós-graduação em terapia intensiva e suporte avançado de vida em cardiologia.

Tem vasta experiência com urgência e emergência e pacientes graves, atuando como plantonista em grandes hospitais de Campinas, como Hospital Vera Cruz, Hospital Celso Pierro (PUC-Campinas), Hospital Maternidade e Maternidade Madre Theodora de Campinas.

Perfil - A Life Clínica, localizada em Campinas, SP, oferece a seus pacientes cuidados e serviços médicos, odontológicos e estéticos em benefício da saúde e da promoção de qualidade de vida. São 17 anos de história, em busca da manutenção da excelência em serviços de saúde. Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que presta um atendimento humanizado e personalizado, a Life Clínica dispõe de profissionais que atuam nas áreas de angiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica geral, endocrinologia, estética facial, estética corporal, fertilidade e reprodução humana, fisioterapia, fisioterapia dermato-funcional, ginecologia, medicina laboratorial, metabologia, nutrição, obstetrícia, odontologia estética, odontologia para bebês, oftalmologia, ortodontia, pilates, pneumologia e psicologia. A Clínica Life conta ainda com o apoio de instalações modernas e o mais avançado e completo aparato tecnológico necessário para cada área de atuação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira