Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2014 - 06:43

PLD médio foi fixado em R$ 484,43/MWh para os submercados Sudeste, Sul e Norte

E R$ 486,59/MWh para o Nordeste, aponta CCEE na 5ª semana de janeiro de 2014

São Paulo - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE divulgou no dia 24 de janeiro (sexta-feira), o Preço de Liquidação das Diferenças - PLD para o período de 25 a 31 de janeiro de 2014.

De acordo com o comunicado da CCEE, assim como ocorrido nas demais semanas de janeiro de 2014, a redução das afluências no Sistema Interligado Nacional – SIN foi o principal fator responsável pela elevação do preço médio em todos os submercados.

Os níveis iniciais de armazenamento previstos para o início da quinta semana de janeiro não se verificaram e também provocaram elevação nos preços médios.

Aliado à baixa das afluências e dos níveis dos reservatórios, a elevação da carga também contribuiu para a elevação dos preços de todos os submercados.

O limite de recebimento de energia (máximo de energia que cada submercado pode exportar ou importar) pelo Nordeste foi atingido no patamar de carga leve, fazendo com que o preço deste submercado ficasse diferente dos demais.

Perfil - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE [www.ccee.org.br] é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo). A CCEE atua em conjunto com outras instituições e órgãos governamentais que compõem a governança do setor para assegurar um modelo sustentável de energia no país, capaz de estimular o crescimento da economia do Brasil e, ao mesmo tempo, garantir um preço acessível ao consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira