Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2014 - 06:33

Artesãs de comunidade carioca produzem souvenirs com a marca Santa Marta We Care

Parceria entre NBS RIO+RIO e Sebrae/RJ prevê que a coleção trará cerca de 600 peças, com preços que variam de R$10 a R$60.

A NBS Rio+Rio, em parceria com o Sebrae/RJ, lança a marca Santa Marta We Care, no dia 29 de janeiro (quarta-feira), às 10 horas na sede da agência no Santa Marta, comunidade do Rio de Janeiro (Rua José Manuel Machado, 5A – Estação 2 do Plano Inclinado). O projeto traz uma linha de produtos desenvolvida por um grupo de artesãs do Santa Marta para ser comercializada nos principais pontos turísticos da favela. São souvenirs como canga, dois modelos de bolsa, porta-água, camiseta e echarpe que pretendem fortalecer a marca da primeira comunidade pacificada do Rio de Janeiro.

A primeira coleção trará cerca de 600 peças, 100 de cada produto, que serão vendidas com preços que variam de R$10,00 a R$60,00. Os itens também serão vendidos nas casas das próprias artesãs. Os endereços serão incluídos na rota dos guias turísticos e os produtos também poderão ser encomendados pela página do Facebook [https://www.facebook.com/santamartawecare].

A iniciativa visa profissionalizar a relação comercial das artesãs, sintonizando a produção de souvenir com as tendências da moda contemporânea e o estilo de vida de seus visitantes, incentivando o turismo e o comércio local. "A gente sempre teve criatividade, além de muita vontade de crescer e expandir nosso negócio. Esse projeto nos ajudou a colocar de pé um antigo desejo nosso de produzir souvenirs para os turistas, com o tema da nossa comunidade. Adorei o resultado e acho que essas peças têm tudo para conquistar, além dos turistas, os próprios moradores locais", considera Marisete Gomes, uma das artesãs participantes do projeto.

A costureira Andreia Miranda destaca que: “Eu tenho uma lojinha na laje do Michael Jackson e sempre vendo muita coisa para os turistas. Mas dessa vez é diferente. Estou participando desde a ideia até a execução desses novos produtos. E eles têm a cara do Santa Marta.”

Para chegar no conceito da coleção We Care e na escolha dos modelos dos produtos, o Sebrae/RJ realizou o levantamento de aspectos da cultura local, com um cronograma de consultorias coletivas para o desenvolvimento dos produtos mais adequados para compor a coleção. A instituição também realizou a oficina “Aprendendo a Formar meu Preço”, orientando as artesãs a calcular os preços de suas mercadorias para que sejam competitivos no mercado, e auxiliou na formalização das empreendedoras. “Hoje, o Santa Marta We Care é considerado patrimônio cultural local, representando um modelo do desenvolvimento econômico, por meio do estímulo ao empreendedorismo na comunidade”, ressalta Carla Teixeira, coordenadora de Desenvolvimento do Empreendedorismo em Comunidades Pacificadas do Sebrae/RJ.

A diretora de negócios da NBS Rio+Rio, Aline Pimenta, avalia que hoje existe um grande fluxo de turistas que visitam o Santa Marta. “O projeto busca reverter esse fluxo existente em benefícios e renda para a comunidade". A executiva ressalta que "nossa ideia é buscar empresas parceiras para, junto com o Sebrae/RJ, expandir esse projeto para outras comunidades cariocas, ainda este ano".

NBS Rio+Rio -A agência de publicidade NBS inaugurou, em novembro de 2012, uma unidade de negócios no Santa Marta, primeira comunidade pacificada do Rio de Janeiro. A iniciativa pioneira é a sede do projeto NBS Rio+Rio, desenvolvido pela agência e que promove o mapeamento da transformação social e das oportunidades que a cidade vem vivendo, convocando a iniciativa privada a fazer parte desse momento. A agência criou a logomarca e a padronagem dos produtos, desenvolveu o layout para aplicação nas peças com a orientação de um designer, além de fornecer a verba para compra da matéria prima para a produção da primeira coleção da marca Santa Marta We Care. As costureiras receberão todo o resultado da venda e passarão a administrar a entrada de caixa e as futuras compras de material. O Rio+Rio se compromete a fazer a ponte entre as marcas e a comunidade. Toda a receita obtida pela unidade é revertida para o desenvolvimento do próprio projeto, seguindo o modelo de negócio social desenvolvido pelo vencedor do prêmio Nobel, Mohammad Yunus, conhecido como “o banqueiro dos pobres”.

Perfil - O Sebrae/RJ atua em todas as comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. A instituição desenvolve uma metodologia de atuação que virou modelo no Sistema Sebrae, que está sendo replicada para outros seis estados, que implementarão em comunidades carentes locais (Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Paraná e Santa Catarina), o que demonstra que este formato representa um benefício para os empreendedores. Desde 2011, o Sebrae/RJ realizou 41.186 atendimentos e formalizou 4292 empreendedores em todos os territórios pacificados.

A instituição está presente no Santa Marta desde 2011 e, só no ano passado, foram realizados mais de 100 atendimentos. Vale ressaltar que foi a partir de dados do Ministério do Turismo, que demonstram que os visitantes gastam aproximadamente R$ 5 na comunidade, que o Sebrae/RJ criou o Projeto Souvenir Santa Marta, que resultou na formalização e capacitação das artesãs, todas formalizadas como microempreendedoras individuais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira