Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2014 - 06:49

RioBotz, premiada equipe de robótica da PUC-Rio, participa da Campus Party

A melhor equipe universitária de robótica do país vai participar da Submarino URC - Ultimate Robot Combat.

De 28 de janeiro a 1º de fevereiro, a RioBotz/PUC-Rio pode chegar à sua 100ª medalha. Ela estará na Campus Party, onde vai participar da competição Submarino URC - Ultimate Robot Combat, promovida pelo site de vendas Submarino. A disputa acontecerá numa arena blindada, que receberá outros sete times de competidores brasileiros para o torneio. Um deles, inclusive, é comandado por um ex-aluno da PUC-Rio, que fez parte da RioBotz. Já formado, enalteceu o aprendizado adquirido, dando início a uma outra equipe de robótica, confirmando sua paixão pelo estudo dos robôs, mesmo sem frequentar mais as salas de aula.

Como os robôs devem ter até 55kg, a RioBotz vai levar seus campeões Touro (medalha de ouro na RoboGames 2013) e Maloney (medalha de bronze na Winter Challenge 2012). Os vencedores ganharão uma viagem ao Vale do Silício, na California, nos EUA. Se os robôs da RioBotz se saírem bem, em quatro lutas decidirão o título. “Estamos confiantes. Nossos robôs são extremamente competitivos e temos 11 anos de experiência em luta de robôs”, declara Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz e professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.

Perfil - A RioBotz/PUC-Rio foi formada em janeiro de 2003 com o objetivo de projetar e construir robôs de competição. Com dez anos de existência, já contabilizou 54 títulos, sendo 34 campeonatos nacionais e 20 medalhas de ouro em competições ao redor do mundo. Outras 44 medalhas são a soma de 26 pratas (12 delas internacionais) e 18 bronzes (dez internacionais), totalizando 98 medalhas em dez anos de muitas batalhas. É a equipe universitária de maior sucesso no mundo em competições de robôs de combate. Seus robôs estão dentre os melhores colocados no ranking mundial, comparáveis a robôs de equipes de empresas de alta tecnologia.

A equipe atualmente é composta, em sua maioria, por alunos das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica. Segundo Meggiolaro participar de uma competição deste porte é um estímulo para os estudantes. “A Robótica é uma ciência multidisciplinar que fornece bases para a aplicação de diversas engenharias, dentre elas a Elétrica, Mecânica e de Computação. O aluno aprende um pouco sobre todas essas áreas e, principalmente, como integrá-las. No mercado atual, dificilmente se encontra um produto de alta tecnologia puramente mecânico ou elétrico: todas essas engenharias são importantes para a geração de um produto competitivo”.

Os integrantes da RioBotz têm a possibilidade de adquirir conhecimentos em áreas como mecânica, eletrônica, computação, publicidade, marketing, design e captação de recursos, além de utilizar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. Embora seu foco seja a construção de robôs de combate, as tecnologias envolvidas podem ser aplicadas em diferentes setores como a indústria de energia, petróleo e médica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira