Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2014 - 06:54

Conheça Donatella, a “mulher” que invadiu a vida de autora com câncer

Com bastante emoção e humor, livro oferece auxílio na busca da identidade após câncer de mama

Será que alguma mulher diagnosticada com câncer de mama já pensou em fazer sexo surreal a três enquanto exibe um peito “novo” e um “antigo”? Cristiana A. Castrucci, autora do livro Você me viu por aí? – A busca da identidade depois do câncer (Prata Editora) não somente já pensou, como o praticou com o seu marido e com “outra mulher”: Donatella. Mas esta não é nem amante, amiga, ou ex de nenhum dos dois: é uma desconhecida que se apossou do corpo e da mente de Cristiana durante o seu tratamento do câncer. Uma mulher, por vezes, sarcástica e cruel, que faz Cristiana se sentir gorda e feia, além de rir na sua cara: .Hahahahaha! Dançou! Ela [Cristiana] se perdeu e eu ocupei o lugar dela!

Mas que também a faz refletir sobre si mesma e sobre o momento difícil em que estava passando: Donatella já era tão presente na vida delas [amigas de Cristiana], que não só recebi palavras de conforto, como uma luz desceu em meus pensamentos e abriu minha imaginação para tentar me relacionar com ela durante todo o tempo que fosse necessário. (...) O mais difícil, porém, era segurar a porta da jaula do leão africano que eu tinha em casa com a minha bunda – que estava enorme –, estando com as mãos totalmente ocupadas em tentar resolver minha vida.

Cristiana teve câncer de mama em 2011 e sofreu todas as nuances de humor e crises de identidade características de quem passa por um tratamento de cura e chega a difícil etapa de ter de retirar parte do seio como única solução. Seu intuito com este divertido livro é, não só ajudar mulheres a superarem essa fase, como também desmistificar a doença. Segundo ela, “precisamos olhar o câncer com outros olhos, já que ele ainda é um tabu em nossa sociedade. Por mais difícil que seja receber o diagnóstico, é possível superar a doença e ter momentos de alegria durante o tratamento, afinal, estamos vivas e a vida está aí!”.

Para reforçar esta tese, o livro ainda traz o relato de outras 10 pessoas, de diferentes perfis e idades, que também vivenciaram o câncer de mama. São depoimentos emocionantes de mulheres que redescobriram a vida após o diagnóstico da doença.

Para completar, a obra foi toda trabalhada em um conceito visualmente artístico. As belas fotografias são de autoria de Maristela Acquaviva, fotógrafa experiente que captou a alma de cada uma das depoentes. Há ainda poemas-colagem feitos por Luisa Maria Altilio, que dão charme às páginas.

Todo o valor dos direitos autorais desta obra será revertido em doação para o Hospital de Câncer de Barretos, que possibilita às mulheres de Americana, São José dos Campos, Santos, Bebedouro e Aparecida realizarem mamografia para detectar a doença precocemente. A ação faz parte da campanha Pense Rosa, da ONG Orientavida.

Colaboraram para o livro: Alessandra Denadai Vitali Blum, Claudia Biasetton, Luisa Maria Altilio, Maria Clara Marrey, Maria Cristina Tedeschi, Marina Penteado Ferreira, Marina Romiti Kfouri, Mônica Acquaviva, Renata Klein e Sandra Prates Nogueira

Autora - Cristiana A. Castrucci é formada Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pós em Latus census em Crítica de Cinema. É fundadora do Instituto Gama de Arte, que profissionaliza jovens na área de canto, dança e música, com parceiras na Áustria e Alemanha.

Sobre a fotógrafa: Maristela Acquaviva é fotógrafa publicitária especializada em culinária, moda, arquitetura e still. Por cinco anos, se dedicou também ao trabalho elaborado de retratos e estilo, em seu estúdio Pictures & Co.

Você Me Viu Por Aí?- a busca da identidade depois do câncer | Autora: Cristiana A. Castrucci | Editora Prata | 168 Páginas | Formato: 19 cm x 26 cm | ISBN: 978-85-86307-53-9.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira