Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2014 - 07:25

Setor de serviços emprega mais de 1,5 milhão de pessoas

Dados de pesquisa realizada pelo Grupo Ipema, apontam como responsável por dois terços do PIB.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Ipema, encomendada pela Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), aponta que este segmento - um dos que mais oferta vagas de emprego no país -, emprega, apenas no Estado de São Paulo, mais de 1,5 milhão de pessoas.

Dos entrevistados na pesquisa, 40,6% atuam no segmento de asseio e conservação operando principalmente nas indústrias alimentícia, química e automotiva, em shopping centers e no sistema hospitalar, esses setores, juntos, empregam mais de 18 mil pessoas. A segunda maior participação é da prestação de serviços gerais, com quase 35% na composição, seguido de manutenção elétrica e eletrônica (ambas com pouco mais de 28,1%); jardinagem e paisagismo (25%) e trabalhos de caráter temporário (22%). Este último emprega temporariamente quase 950 mil pessoas, no estado.

Para o presidente da Higi Serv, o maior grupo empresarial de terceirização de serviços do Paraná, empregando mais de 5 mil pessoas, Adonai Arruda, o resultado da pesquisa, é o reflexo da realidade em que o país vive. "O setor de serviços é o que mais emprega hoje e representa dois terços do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e por isso deve ser reconhecido e regulamentado de acordo com a fatia que representa" afirma. Adonai Arruda foi presidente da Federação deste setor, da organização mundial e atualmente comanda a estadual.

A holding Higi Serv nasceu em 1977, em Curitiba (PR), com a proposta de prover serviços de terceirização, em serviços de limpeza e conservação, garçons, copeiras, recepcionistas, telefonistas, entre outras. A empresa, de origem familiar, possui quase cinco mil colaboradores espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. A Higi Serv engloba as empresas Serra Verde Express (operadora do trem turístico do Paraná) e a BWT Operadora de Viagens, que tem a sua frente à visão empreendedora de Adonai Aires de Arruda. O empresário também é presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (SEAC-PR) e é o primeiro brasileiro a presidir a entidade mundial do setor, a World Federation of Building Service Contractors (WFBSC).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira