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Dez dicas para conter a inadimplência no Natal

São Paulo - Familiares, amigos e colegas, etc, é no final do ano que todos são lembrados e presenteados. Por isso, a época do Natal é, tradicionalmente, a que gera o maior volume de vendas no comércio. É nesse momento, quando o movimento de consumidores tem um aumento significativo, que os lojistas precisam estar mais atentos a alguns cuidados que podem resultar em transações com cheques mais seguras. Para auxiliá-los, a Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, relacionou "10 dicas" de como se precaver contra a inadimplência nesse final de ano.

É importante, em primeiro lugar, que o lojista disponha de um serviço de informação, verificação e garantia de cheques de boa qualidade (certificado pela Abracheque - Associação das Empresas de Informação, Verificação e Garantia de Cheques). Nas transações parceladas, a empresa recomenda a opção de planos com uma entrada, já que assim o lojista consegue garantir o recebimento de parte do valor da compra, no caso de inadimplência futura do consumidor. Nas compras à vista é importante ficar alerta a valores muito altos, pois os fraudadores costumam fazer grandes compras utilizando-se de apenas uma folha de cheque, que, normalmente, já está assinada.

A Telecheque ainda alerta para a importância de treinar a equipe de vendas e caixas, especialmente os profissionais temporários, para uma melhor avaliação da procedência dos cheques, pois é também no período que antecede o Natal que o comércio fica mais sujeito a receber cheques fraudados e roubados.

"Esta é uma época do ano em que os fraudadores se aproveitam do grande movimento nas lojas para aplicar golpes. O lojista deve estar atento quanto a solicitação e conferência de documentos, evitando assim perdas com cheques fraudados, já que, em sua grande maioria, estes são acompanhados de documentos irregulares. Realmente vale a pena solicitar identificação e o cartão bancário do consumidor", analisa José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.

Veja "10 dicas" para que o lojista se proteja contra a inadimplência nas compras de Natal: 1. Prefira o parcelamento com entrada ao invés do cheque único | 2. Não aceitar cheques de terceiros e previamente assinados | 3. Nunca trocar cheque por dinheiro | 4. Conferir os valores por extenso e numérico e ver se foram corretamente preenchidos | 5. Solicitar um número de telefone, de preferência fixo, para referência | 6. Comparar o número do cheque impresso com o que aparece registrado em caracteres magnéticos na parte inferior da folha. Isto evita recebimento de cheque fraudado | 7. Solicitar sempre a identidade do emitente e verificar se a foto não está recortada ou sobreposta e se a impressão digital não apresenta borrões | 8. Observar se o emitente anota o valor e a data do cheque no canhoto do talão. Caso ele não faça isso é aconselhável redobrar os cuidados | 9. Consultar sempre um sistema de Informações de Crédito e/ou Garantia de Cheques, para maior segurança | 10. Nunca esperar o consumidor deixar o estabelecimento para depois consultar o cheque.

ATelecheque: Há 23 anos no mercado, a Telecheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da Telecheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

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