Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2014 - 07:38

Meta para 2014: Como sair do endividamento?

O final do ano passou e com ele o 13º salário? Se mesmo com o bônus de final de ano não foi possível sanar as dívidas, ainda há alternativa para sair da inadimplência. Mas, antes de partir para as dicas, é preciso entender os motivos que levam as pessoas a não honrar seus compromissos financeiros: .Compra acima do orçamento |.Dívidas em cartões e, principalmente, pagar o valor mínimo da fatura |.Realizar compras para outra pessoa, que não arca com a dívida |.Imprevistos: doença, perda de emprego ou até morte na família.

Existem outros motivos, mas estes são os mais ouvidos na Central de Recuperação de Crédito da MultiCrédito. A pessoa que está nesta situação, precisa manter a calma, pois quanto maior o desespero, maior a dificuldade para buscar soluções. Também precisa planejar e agir, e em casos de dificuldades e dúvidas, pedir ajuda a pessoas da sua confiança. Para quem já está endividado, a orientação é:

Encare o problema de frente, procure todos seus credores e veja em quanto está à dívida atual. Peça também as condições de parcelamento, juros e taxas (peça o detalhamento de tudo que está inserido na parcela) e em caso de pagamento à vista, qual o desconto.

Crie uma planilha ou mesmo em um caderno de anotações, identificando o credor e valor da dívida atual (total e as parcelas).

Anote todos os seus gastos fixos mensais. Exemplo: aluguel, mensalidade escolar, transporte etc. E veja o que pode reduzir ou cortar para sobrar para pagamento das dívidas. É preciso coragem para eliminar gastos desnecessários, mas é uma ação muito importante.

Veja quanto pode pagar de parcela por mês para eliminar suas dívidas.

Priorize o pagamento, colocando em “fila” o que vai pagar primeiro e assim por diante.

Não faça negociação que possa ter o risco de atrasar ou não pagar. Isso faz com que perca a credibilidade, além de causar desmotivação para ir adiante.

Priorize também os juros e taxas mais altas. Mas sempre lembrando, que a parcela da negociação deve estar dentro do orçamento. Não caia na ilusão que vai aparecer um dinheiro extra, seja realista.

Não faça negociações muito longas, é melhor eliminar uma dívida de cada vez, do que perder o foco. Quando são feitas muitas negociações, a sensação é que nunca não vai acabar de pagar.

Priorize os credores que apresentem as melhores condições de pagamento. Não se deixar enganar somente na parcela, some o montante das parcelas e compare.

Sair do endividamento é uma meta importante. E se tratada como prioridade, os ganhos são inúmeros, como melhora na saúde física e mental, mais disposição para trabalhar e ser proativo e mais harmonia no ambiente família.

É simples e possível, mas exige determinação e empenho! Está em seu controle, basta assumir o problema, entender que isso ocorre com outras pessoas e existe uma saída para resolver essa situação.

Acredite, planeje e comece a pagar! Coloque a meta de fechar 2014 com as contas em dia e com novas perspectivas para seu futuro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira