Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2007 - 09:04

Museu do Índio entrega acervo histórico aos índios a Parintintin

Brasília (DF)- O Museu do Índio - unidade da Funai no Rio de Janeiro - firmou um Termo de Acordo com o povo Patintintin durante a inauguração do Centro Cultural Boreí dos Povos Indígenas do Alto Madeira na Aldeia Traíra, estado do Amazonas. O Centro Cultural fica na Terra Indígena Nove de Janeiro, no município de Humaitá e tem por objetivo o fortalecimento das comunidades do sul do Amazonas na confecção e comercialização de artesanatos, na realização de eventos tradicionais e na divulgação do patrimônio cultural indígena da região.

Trata-se de um espaço físico adequado e permanente para possibilitar aos indígenas realizar encontros e estimular o intercâmbio entre aldeias, resgatar elementos culturais e promover a inserção comercial do artesanato, como caminho para a geração de renda. O projeto apresentado pela Administração Executiva Regional da Funai de Porto Velho (RO) deve beneficiar as etnias Parintintin, Tenharim, Apurinã, Mura, Pirahã e Jiahui. A construção do Centro Cultural Boreí é uma realização da Coordenação Geral de Artesanato (CGART), da Funai.

Os Parintintin serão a primeira etnia a receber - de forma oficial - material etnológico resultante de pesquisas - tratado e sistematizado pelo Museu do Índio. O material, dentro de um programa de estudos e documentação, desenvolve um sistemático trabalho de tratamento de acervos bibliográficos, textuais, audiovisuais e museográficos.

Uma das principais metas do programa é a devolução às comunidades indígenas de seu patrimônio cultural, incluindo registros de natureza lingüística, imagética e sonora.

O Projeto Parintintin-Kagawahiwa, que teve início no ano de 2000, permitiu a realização de um cuidadoso trabalho de recuperação e tratamento técnico, incluindo digitalização do acervo disponível no Museu do Índio e de toda a documentação produzida pelo antropólogo e professor Waud Kracke, da Universidade de Illinois, EUA, ao longo de mais de 30 anos de pesquisa. O trabalho inclui, ainda, registros fotográficos e sonoros feitos nas décadas de 80 e 90 por diversos estudiosos. Todo esse material vai ser entregue à comunidade Parintintin.| Por: MJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira